Motor do Punto 1.4 é muito fraco???
Frmg escreveu:Não... ele não tem!
Ahhh...tá explicado então!
valmir escreveu: O Frmg ainda está esperando o motor 1.9... eqto isso, estamos curtindo nossos puntos, 1.4 e 1.8![]()
Não leve a mal Frmg, mas isso que você está enxergando na desvalorização do veículo não tem fundamento...
qdo enfim sair o 1.9, vou estar de Bravo!
Bem observado....
- Instrutor de Auto Escola
Voltei de uma viagem de 1900km (ida e volta). O motor nao me deixou na mao em nenhum momento, e` logico q nao era somente acelerar, tinha de reduzir a marcha e pe` no fundo! O q percebi e`q na estrada ele e` beberrao, pois fez um trecho c/ a melhor media de 8,8 km/l e no final geral ficou em 8,3 km/l. No cb deu 99km/h de velocidade media, mas na realidade andei na base 110-120km/h. Numeros c/ alcool e tres ocupantes c/ certa bagagem. Esperava um consumo menor, pois faco a media de 7,5-8,0km/l na cidade.
O mais interessante e` q fui revezando o volante c/ meu tio de 62 anos e no inicio ele tava reclamando q o motor era "chocho" nas retomadas, em comparacao c/ o Prisma dele (isso realmente e` verdade), mas ele comecou a ficar empolgado c/ o conforto e estabilidade do Punto, ja` q ele nao queria nem revezar mais a direcao...
Na minha opiniao, para quem pega muita estrada, o 1.4 nao e` a melhor solucao em questao de consumo. Sei la`, talvez tenha pisado demais...
O mais interessante e` q fui revezando o volante c/ meu tio de 62 anos e no inicio ele tava reclamando q o motor era "chocho" nas retomadas, em comparacao c/ o Prisma dele (isso realmente e` verdade), mas ele comecou a ficar empolgado c/ o conforto e estabilidade do Punto, ja` q ele nao queria nem revezar mais a direcao...
Na minha opiniao, para quem pega muita estrada, o 1.4 nao e` a melhor solucao em questao de consumo. Sei la`, talvez tenha pisado demais...

Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
quem diz que o carro é gastao com certeza usa alcool.........
so uso gasolina e faço media de 10 a 11 na cidade com transito........com alcool uns 6,5 a 7........
desempenho realmente é fraco , celta vhc tem retomada bem melhor........mas fazer o que, por isso existe a versao 1.8
quer pisar compre o 1.8 ........quer andar normal de boa 1.4
so uso gasolina e faço media de 10 a 11 na cidade com transito........com alcool uns 6,5 a 7........
desempenho realmente é fraco , celta vhc tem retomada bem melhor........mas fazer o que, por isso existe a versao 1.8
quer pisar compre o 1.8 ........quer andar normal de boa 1.4
mkk escreveu:Voltei de uma viagem de 1900km (ida e volta). O motor nao me deixou na mao em nenhum momento, e` logico q nao era somente acelerar, tinha de reduzir a marcha e pe` no fundo! O q percebi e`q na estrada ele e` beberrao, pois fez um trecho c/ a melhor media de 8,8 km/l e no final geral ficou em 8,3 km/l. No cb deu 99km/h de velocidade media, mas na realidade andei na base 110-120km/h. Numeros c/ alcool e tres ocupantes c/ certa bagagem. Esperava um consumo menor, pois faco a media de 7,5-8,0km/l na cidade.
Viajar no alcool ele bebe mesmo! :/
Eu viajei cerca de 300km e andando a uns 150km/h (picos de 170km/h) e minha média (carro c/ +2 pessoas, ar ligado, rodas 17") foi de 7,5km/l no alcool!
Ainda não viajei com gasolina... mas acredito que seja melhor!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:mkk escreveu:Voltei de uma viagem de 1900km (ida e volta). O motor nao me deixou na mao em nenhum momento, e` logico q nao era somente acelerar, tinha de reduzir a marcha e pe` no fundo! O q percebi e`q na estrada ele e` beberrao, pois fez um trecho c/ a melhor media de 8,8 km/l e no final geral ficou em 8,3 km/l. No cb deu 99km/h de velocidade media, mas na realidade andei na base 110-120km/h. Numeros c/ alcool e tres ocupantes c/ certa bagagem. Esperava um consumo menor, pois faco a media de 7,5-8,0km/l na cidade.
Eu viajei cerca de 300km e andando a uns 150km/h (picos de 170km/h) e minha média (carro c/ +2 pessoas, ar ligado, rodas 17") foi de 7,5km/l no alcool!
Com certeza se viajar usando alcool ele bebe mais, mas em termo de custo, a diferenca de preco entre alcool/gasolina era quase a metade ($1,30/$2,45), compensa muito mais usar alcool. So` q ficaria muito mais feliz se fizesse 9,5-10,0km/l he,he,he. Mas de qualquer forma, to muito satisfeito c/ o Punto.
- Piloto de Auto Escola
mkk escreveu:socket escreveu:mkk escreveu:Voltei de uma viagem de 1900km (ida e volta). O motor nao me deixou na mao em nenhum momento, e` logico q nao era somente acelerar, tinha de reduzir a marcha e pe` no fundo! O q percebi e`q na estrada ele e` beberrao, pois fez um trecho c/ a melhor media de 8,8 km/l e no final geral ficou em 8,3 km/l. No cb deu 99km/h de velocidade media, mas na realidade andei na base 110-120km/h. Numeros c/ alcool e tres ocupantes c/ certa bagagem. Esperava um consumo menor, pois faco a media de 7,5-8,0km/l na cidade.
Com certeza se viajar usando alcool ele bebe mais, mas em termo de custo, a diferenca de preco entre alcool/gasolina era quase a metade ($1,30/$2,45), compensa muito mais usar alcool. So` q ficaria muito mais feliz se fizesse 9,5-10,0km/l he,he,he. Mas de qualquer forma, to muito satisfeito c/ o Punto.
Desempenho em rodovia depende mto das condições dela (se é bem pavimentada e duplicada)...
Eu eu fiz um teste de 60 Km, andando de boa.... a 110 km/h só pra observar o consumo... sem outros ocupante.... deu 10.2 km/l no álcool!!!
Fiz este teste pq normalmente piso mais a 130, 140 km/h e dá uma média de 8.6 km/l.
- Piloto de Atari
Beto escreveu:CAPRA escreveu:Acho que o exemplo do almarcal deixa claro a situação que o Punto desfruta no mercado...
Fala CAPRA, não foi o almarcal....fui eu mesmo.![]()
Ops, foi mal aí Beto...

R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
valmir escreveu:O Frmg ainda está esperando o motor 1.9... eqto isso, estamos curtindo nossos puntos, 1.4 e 1.8![]()
Não leve a mal Frmg, mas isso que você está enxergando na desvalorização do veículo não tem fundamento...
qdo enfim sair o 1.9, vou estar de Bravo!
De fato eu só vou comprar quando sair o 1.9, até lá vou aprendendo mais e mais sobre o carro.

Aliás preciso voltar na concessionária para ver a linha 2009 e refazer o checklist em cima disso. Agora muita coisa vai mudar.
O que eu disse sobre a desvalorização não é tão sem fundamento assim e ficou com essa impressão porque não expliquei direito.
Peço desculpas...
Primeiro que estou me referindo apenas no mercado de usados.
No de 0km ele é um sucesso.
Na webmotors e outros sites existem muitas pessoas aceitando vender o Punto ELX usado por menos de R$38.000 porque simplesmente as pessoas preferem comprar um 0km em vez de dar todo esse valor num carro com 1 ano de uso.
E o que o Beto alegou não é verdade absoluta porque é questão de interpretação.
.não vejo a desaprovação do mercado (ultrapassou todas as estimativas de venda);
O carro vender bem não significa que os proprietários estejam aprovando ele em todos os aspectos.
Aprovação de compra por considerar um bom negócio é uma coisa.
Aprovação por satisfação pós compra é outra coisa é o que estamos discutindo aqui.
Não vamos confundir.
O Punto é indiscutívelmente o melhor carro da categoria e com méritos vende bem, mas que as críticas aos motores existem aos montes isso ninguém pode negar.
Tem muita gente que comprou e esta reclamando.
Basta entrar no Google e começar a pesquisar um pouquinho para ver que mesmo os proprietários se dizendo satisfeitos com o carro, em relação aos motores muitos estão se queixando principalmente do consumo.
Testes e artigos e comparações criticando o Punto ELX existem aos montes e a má fama sobre a performance já se espalhou sim.
Veja em outras comunidades que toda vez que o Punto é citado a primeira resposta que temos é
"Punto manco, beberrão e se desmonta sozinho"
É uma artilharia pesada que vem de comentários desde o site notícias automotivas até a quatro rodas que é declaradamente anti Fiat
Não me admira revendedores inescrpúlosos usarem esse argumento para desvalorizar o carro na hora da compra para uma revenda.
- Piloto de Auto Escola
tieu escreveu:mkk escreveu:socket escreveu:mkk escreveu:Voltei de uma viagem de 1900km (ida e volta). O motor nao me deixou na mao em nenhum momento, e` logico q nao era somente acelerar, tinha de reduzir a marcha e pe` no fundo! O q percebi e`q na estrada ele e` beberrao, pois fez um trecho c/ a melhor media de 8,8 km/l e no final geral ficou em 8,3 km/l. No cb deu 99km/h de velocidade media, mas na realidade andei na base 110-120km/h. Numeros c/ alcool e tres ocupantes c/ certa bagagem. Esperava um consumo menor, pois faco a media de 7,5-8,0km/l na cidade.
Desempenho em rodovia depende mto das condições dela (se é bem pavimentada e duplicada)...
Eu eu fiz um teste de 60 Km, andando de boa.... a 110 km/h só pra observar o consumo... sem outros ocupante.... deu 10.2 km/l no álcool!!!
Fiz este teste pq normalmente piso mais a 130, 140 km/h e dá uma média de 8.6 km/l.
Fiz a melhor media de 8,8km/l na Castelo Branco, percorri inteiro, pq fui p/ o noroeste do Parana. Talvez o consumo foi alto pq o carro tava relativamente carregado (3 pessoas e porta malas cheio). Alem de q nao deixava o ponteiro ficar abaixo de 120km/h. Como uso 90% na cidade e estou satisfeito c/ o consumo urbano, to tranquilo. A unica coisa q estranhei e` a diferenca minima do consumo cidade/estrada. Os outros carros q tive sempre davam cerca de 2km/l de diferenca...
- Piloto de Auto Escola
DiogoDZ
Peraí!!! Bebia..... Pega uma Palio ou Uno Fire, NÃO FLEX e vêm quanto faz pro litro...
Meu pai tinha um Pálio Fire 2002, fazia 14km/l na cidade e 16 na estrada. Isso que Caxias do Sul é só morro...
Um vendedor que trabalho com meu padrinho tem um Uno Fire 2000, inde de Caxias a Canoas ele fe 18km/l de média...
Então peraí, com a entrada do motor Fire TUDO MUDOU, desempenho e consumo...
Só agora esse motor flex que eu acho uma MER**!!!! Não tem mais carro que faço acima de 11km/l na cidade...
A idéia desses motores flex é ótima, só que agora os carros gastam muito mais...
(Não sei fazer o quote direito hehehe)
Então Diogo, o Palio aqui de casa é Fire e gasolina! Ou seja, deveria fazer uns 13Km/l no mínimo. O Palio 2002 é daquele modelo mais antigo, pode ter algo relacionado com peso, por exemplo. É justamente o que diferencia o consumo entre o Palio e o Uno, que têm o mesmo motor Fire 1.0. O Uno é muito mais leve, os pneus são menores, geram menos contato, menos resistência por atrito e por aí vai...
Acredito que o consumo envolve muitas e muitas coisas... mas que têm de ser pensadas pelos projetistas! Comparando carros de mesma categoria, o consumo deve ser projetado para ser próximo dos concorrentes. Mas continuo aguardando a chegada do meu, esperando uma melhora ou mesmo um milagre para um consumo ao menos razoável! hehehehe
Abraços!
- Piloto de Atari