Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Re: Faça um bom test-drive antes de comprar punto 1.6 e torq
Giovanni Greco escreveu:Fonte: Best Cars Web Site ( http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3 ... torq-2.htm )
"Como andam. Não existe milagre em mecânica. Ao se aumentar a potência específica, ganha-se desempenho em alta rotação, mas ele piora em baixa - a não ser que se recorram a tecnologias de variação. A ideia da fiat era fazer motores com bom torque em menores rotações, mas na prática não foi bem assim. No autódromo de São José de Pinhais, na região de Curitiba, foi possível perceber no motor 1.6 que os prometidos 93% de torque a 2.500 rpm podem ser efetivos no dinamômetro, mas na prática não se manisfesta com clareza. Abaixo de 3000 rpm o motor ainda se mostra sonolento."
A Avaliação da BCWS não é a de um motorista comum e nem parece ser a de uma pessoa sem bom senso, já que é um profissional respeitado e que trabalha em um dos maiores portais da Internet brasileira.
Admiro o trabalho da equipe do Best Cars, mas esse trecho citado já é velho conhecido e já foi amplamente discutido aqui no fórum. As opiniões subjetivas de experiências pessoais de cada jornalista tem a mesma validade daquelas emitidas por motoristas comuns, ou seja, quando contradizem os números mostram que não passam de erros de interpretação devido a falta de percepção pessoal que cada ser humano tem. Jornalistas não são pilotos de testes profissionais habilitados para tais avaliações e muito menos pilotos de competição profissionais. E por falar nestes os pilotos profissionais andaram de etorq e nenhum reclamou de falta de força. Percebeu a diferença?
O Polo tem 100 kg a menos que o Punto e a ajuda de um câmbio sensacional. O Novo Gol, que usa este motor, tem 200 kg a menos.
Peso realmente tem muita diferença, mas precisão e maciez de câmbio não afeta em absolutamente nada sensação de torque.
Deixa cada um ter sua opinião mesmo que seja a da minoria oras. É livre a liberdade de pensamento e de expressão(desde que não ofenda ninguém) dentro deste fórum. O que seria deste fórum se todos pensassem igual. Só porque o cidadão se cadastrou recentemente ele não pode falar o que pensa e a suas impressões sobre o carro que comprou?
A questão é se comprou o carro mesmo ou se é algum fã ou funcionário de outra montadora querendo sacanear o carro como já vimos de monte por aqui. Se ele comprovar mesmo ter o carro me desculpo, mas que esta suspeita a abordagem inicial dele esta. Se a moderação não controla usuários que entram com esse intuito de causar brigas e discórdias apoiados na boa educação esse fórum será infestado por Fiat haters.
- Piloto de Auto Escola
Complementando...
Criticas são bem vindas desde que apoiadas em argumentos sólidos e não percepções individuais de uma minoria absoluta, as quais são altamente questionáveis.
Sobre os E-TorQ coloco minha mão no fogo e desafio qualquer um a fundamentar e provar de maneira analítica que os "motores" carecem de torque em baixo giro.
Criticas são bem vindas desde que apoiadas em argumentos sólidos e não percepções individuais de uma minoria absoluta, as quais são altamente questionáveis.
Sobre os E-TorQ coloco minha mão no fogo e desafio qualquer um a fundamentar e provar de maneira analítica que os "motores" carecem de torque em baixo giro.
- Piloto de Auto Escola
Eu tenho um HLX e estou acostumado com o seu torque
Fiz o test drive em um doblo com 1.8 etorq, já que a ccs nao tinha nenhum punto fui de doblo mesmo hehehe
Nao achei nada fraco, pelo contrario, achei bem melhor que o 1.8 do meu. A grande diferença é que a potencia continua subindo em alta rotaçao...
Eu nao pude testar o consumo, imagino que a forma que eu dirigi o doblo nao faria ele ser economico, mas foi bem parecido como eu dirijo o meu Punto.
A questao do consumo é muito particular. Cada um pisa de um jeito e pega muito, pouco ou nenhum transito. Meu Punto faz 5km/l no alccol porque eu pego muito transito todo dia. Mas no ano passado, quando eu trabalhava em outro lugar, ele fazia 7,5km/l
Fiz o test drive em um doblo com 1.8 etorq, já que a ccs nao tinha nenhum punto fui de doblo mesmo hehehe
Nao achei nada fraco, pelo contrario, achei bem melhor que o 1.8 do meu. A grande diferença é que a potencia continua subindo em alta rotaçao...
Eu nao pude testar o consumo, imagino que a forma que eu dirigi o doblo nao faria ele ser economico, mas foi bem parecido como eu dirijo o meu Punto.
A questao do consumo é muito particular. Cada um pisa de um jeito e pega muito, pouco ou nenhum transito. Meu Punto faz 5km/l no alccol porque eu pego muito transito todo dia. Mas no ano passado, quando eu trabalhava em outro lugar, ele fazia 7,5km/l
Meu flickr
- Velha Guarda
So uma coisa... teve alguem que falou que motor com um unico comando de valvulas e coisa do passado... o New Civic 1.8 é um motor SOHC... So o Si que é DOHC. A única vantegem do motor do Civic é o comando variável, e que mesmo assim, na hora de andar mais, o etorq 1.8 anda junto. Tem vários videos no youtube!
- Velha Guarda
ainda bem que os amigos ai ainda tem paciencia de argumentar
sobre o titulo do topico, poderia acrescentar também "...e pesquise sobre as características dos motores 16v antes de compra-los"... tem gente que realmente não gosta de 16v pq quer dirigir a 1300rpm e nos 16v nao tem jeito... tem que saber separar o que é gosto pessoal do que é característica do motor... seria mesmo coisa de comprar um carro a diesel e reclamar que o motor nao gira alto.
querer queimar uma linha de motores pq comprou o carro sem saber o que estava comprando é complicado.... o "problema" que está rolando é desinformação.

sobre o titulo do topico, poderia acrescentar também "...e pesquise sobre as características dos motores 16v antes de compra-los"... tem gente que realmente não gosta de 16v pq quer dirigir a 1300rpm e nos 16v nao tem jeito... tem que saber separar o que é gosto pessoal do que é característica do motor... seria mesmo coisa de comprar um carro a diesel e reclamar que o motor nao gira alto.
querer queimar uma linha de motores pq comprou o carro sem saber o que estava comprando é complicado.... o "problema" que está rolando é desinformação.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Vla, francamente ? e quantas dúvidas banais, que constam no Manual, são feitas aqui e várias vezes ? E o manual está ali, no porta-luvas...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Olá a todos ! Eu andei sumido ,pq meu punto estava na concessionária strada, para verificação de consumo e desempenho. Peguei o carro de volta hoje cedo. Disseram que regularam a pressão da bomba de combustível. Não notei nenhuma diferença no desempenho e no computador de bordo, continua marcando 6.4, 6.9 km/l Gasolina na cidade. Vejam bem, não sou eu que estou medindo o consumo, é a propria tecnologia da FIAT que me informa os dados.
Sei que vão me xingar de novo!! Mas hoje na ccs, andei num punto sporting dualogic de test-drive...
Até que o motor é mais espertinho...
O consumo com gasolina ? 4,7 km/l de média qdo entrei no carro. Andei uns 3km em trecho urbano e qdo voltei o consumo médio estava em 4.9 km/l.
O câmbio ? Parece brincadeira de mau gosto..Fala sério, tranco e mais tranco, fiquei sabendo que é um automático com embreagem...
Sinceramente desesti da FIAT Já andei em LANDAU 1983 e o câmbio automático é melhor.Ou seja a FIAT colocou um câmbio automático do PARAGUAY no PUNTO ?
Não sou contratado de outra montadora (bem que ajudaria uns R$ a mais no fim do mês).
Até mais para todos , cansei de chorar as mágoas, o melhor é eu me conformar com o péssimo negócio que fiz, e partir para um carro melhor usado no valor do meu punto.
Sei que vão me xingar de novo!! Mas hoje na ccs, andei num punto sporting dualogic de test-drive...
Até que o motor é mais espertinho...
O consumo com gasolina ? 4,7 km/l de média qdo entrei no carro. Andei uns 3km em trecho urbano e qdo voltei o consumo médio estava em 4.9 km/l.
O câmbio ? Parece brincadeira de mau gosto..Fala sério, tranco e mais tranco, fiquei sabendo que é um automático com embreagem...
Sinceramente desesti da FIAT Já andei em LANDAU 1983 e o câmbio automático é melhor.Ou seja a FIAT colocou um câmbio automático do PARAGUAY no PUNTO ?
Não sou contratado de outra montadora (bem que ajudaria uns R$ a mais no fim do mês).
Até mais para todos , cansei de chorar as mágoas, o melhor é eu me conformar com o péssimo negócio que fiz, e partir para um carro melhor usado no valor do meu punto.
- Piloto de Autorama
Cara,
O Landau era realmente automáco, com conversor de torque e tudo o que um automático de verdade precisa, agora o punto é automatizado, ou seja ele é um cambio convencional com embreagem e tudo só que as trocas são gerenciadas eletronicamente. Meu amigo quando começa assim a solução é parti para outra mesmo, eu já tive um desencanto assim com um Meriva, e te digo que sai dele para um Uno, e não fiquei nem um pouco arrependido!!!!
O Landau era realmente automáco, com conversor de torque e tudo o que um automático de verdade precisa, agora o punto é automatizado, ou seja ele é um cambio convencional com embreagem e tudo só que as trocas são gerenciadas eletronicamente. Meu amigo quando começa assim a solução é parti para outra mesmo, eu já tive um desencanto assim com um Meriva, e te digo que sai dele para um Uno, e não fiquei nem um pouco arrependido!!!!
- Piloto de Autorama
O consumo desse Punto tá digno de um Landau também...
- Piloto de Kart de feriado
Eu fiquei um bom tempo sem ir almoçar fora aqui na empresa...
Hoje chamei um pessoal e coloquei Eu + 3 dentro do carro. Fui embora subir os 7 km de morro na BR 040 sentido Rio...
Pra variar passei raiva, como sempre. Nao consegui sequer acompanhar uma Hilux, isso pq eu tava de terceira cortando giro nos 120 KM/h, quando passei a quarta o carro ja nao ganhava velocidade mais.... É dureza!!!!!
Cheguei no restaurante e vi um monte de piloto de testes da FIAT, chegaram depois de mim. Quando saí tinha um monte de carro no estacionamento, tudo zebrado.
NAO ESTOU EXAGERANDO, eu contei! Tinham 3 unos e 8 Bravos!!!!!!! Uns zebrados e outros brancos... Fiquei imaginando o que eles estariam testando, será que com objetivo de aperfeiçoar ou já novos projetos???
inté!
Lucas
Hoje chamei um pessoal e coloquei Eu + 3 dentro do carro. Fui embora subir os 7 km de morro na BR 040 sentido Rio...
Pra variar passei raiva, como sempre. Nao consegui sequer acompanhar uma Hilux, isso pq eu tava de terceira cortando giro nos 120 KM/h, quando passei a quarta o carro ja nao ganhava velocidade mais.... É dureza!!!!!
Cheguei no restaurante e vi um monte de piloto de testes da FIAT, chegaram depois de mim. Quando saí tinha um monte de carro no estacionamento, tudo zebrado.
NAO ESTOU EXAGERANDO, eu contei! Tinham 3 unos e 8 Bravos!!!!!!! Uns zebrados e outros brancos... Fiquei imaginando o que eles estariam testando, será que com objetivo de aperfeiçoar ou já novos projetos???
inté!
Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama