O que não gostou no carro

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: O que não gostou no carro

por je9445 » Seg Jan 24, 2011 1:24 pm

Celta andar muito.....hsaushauhsuahsausua.....bom que pelo menos vc vai achar que o Punto 1.4 (igual ao meu) anda mto tb.....rsrsrs

Brother parabéns pela compra......seja feliz agora
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por paulofernandesjr » Seg Jan 24, 2011 2:02 pm

Digo que anda muito, porque é um carro leve e para um Mil, anda bem sim, pelo menos de saida :lol:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por LucasMoura » Seg Jan 24, 2011 2:51 pm

Frmg escreveu:........Não veio para substituir o motor 1.8 GM. Para este veio o motor 1.8 16V E-TorQ......

Estou tentando achar o comparativo 1.8 GM vs 1.8 e-torq nao to achando, vou continuar tentando...

Me ajuda aí né... voce pegou o primeiro resultado do google e achou que eu tava falando de comparar motor 1.6 com 1.8??

PS: ja achei varias avaliaçoes aqui dizendo da fraqueza do E-torq nas retomadas, subidas e transito pesado...

Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucasMoura » Seg Jan 24, 2011 2:57 pm

yopa escreveu:Frmg, não é querendo desmerecer sua escolaridade nem suas continhas feitas aí em cima não.
Mas elas não valem nada para o caso em questão. As formulações que vc utilizou são SOMENTE PARA ACELERAÇÕES CONSTANTES, ou seja, movimento uniformemente variado.
Vc deveria saber que em um carro, devido às caracteríticas de entrega de torque pelo motor, características de cambio e diferencial, sua aceleração não é constante.
Entao ignorando essa parte que vc escreveu, eu acho que pela relação de marchas do celta, mesmo com menor torque e ambos saindo de segunda é possível sim ele dar esse aperto no Punto.

JUSTIÇA prevails over all !!!!!!!!!

Brigadão brow!!!!!

Eu sempre disse que preferia Yopa ao inves de Kibon!!! tá aí o motivo! (fraca né? mas nao podia perder essa)

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Seg Jan 24, 2011 3:18 pm

LucasMoura escreveu:Estou tentando achar o comparativo 1.8 GM vs 1.8 e-torq nao to achando, vou continuar tentando...

Me ajuda aí né... voce pegou o primeiro resultado do google e achou que eu tava falando de comparar motor 1.6 com 1.8??

PS: ja achei varias avaliaçoes aqui dizendo da fraqueza do E-torq nas retomadas, subidas e transito pesado...

Lucas

Amigo, sinceramente depois de tudo você ainda esta insistindo? Respeito sua preferência pessoal pelo motor GM, mas fanatismo não dá.

Todas as matérias que relataram fraqueza em retomada do E-TorQ utilizaram o motor 1.6 16V contra o motor 1.8 GM. Se o erro de posicionamento de mercado foi dos jornalistas que não souberam avaliar quem era o verdadeiro substituto de quem ou se fizeram propositalmente não me importa.

Veja:
Antigas versões<---------->Novas versões
1.4 Fire 86cv<------------->1.4 Attractive 86cv
1.4 ELX 86cv<------------->1.6 16V Essence 117cv (Lançada com o mesmo preço da ELX)
1.8 HLX 115cv<----------->1.8 16v Essence 132cv (Lançada com o mesmo preço da HLX)
1.8 Sporting 115cv<------>1.8 16v Sporting 132cv (Lançada com o mesmo preço da versão com motor anterior)
1.4 16v T-JET 152cv<---->1.4 16v T-JET 152cv

Eu posso citar ao menos dois jornalistas conhecidos que jamais dariam uma vitória a veiculo Fiat em um comparativo.
São eles..
Fernando Calmón colunista do site WebMotors e Paulo Campo Grande editor chefe da revista quatro rodas.

Se as matérias que você encontrou tem a assinatura desses dois profissionais eu me recuso a ler pela simples procedência e por já te-las lido. Como a perseguição ocorre em tudo que é de procedência Fiat, não preciso nem dizer o que ocorreu quando estes comparam um motor de procedência GM contra um motor de procedência Fiat, pena que eles esquecem que o motor não é exatamente um Fiat.

Entretanto o fato é que o 1.6 16V realmente não veio para substituir o 1.8 GM e sim para ser uma versão intermediária. Ocorre que surpreendentemente o 1.6 16V E-TorQ mostrou uma performance tão boa que acredito que optaram por comparar ele com o antigo 1.8 GM para nivelar a disputa. Senão ia ficar feio demais para o motor GM.

E vale uma correção novamente...

LucasMoura escreveu:PS: ja achei varias avaliaçoes aqui dizendo da fraqueza do E-torq nas retomadas,subidas e transito pesado...

Não encontrei nenhuma frase em nenhuma matéria criticando performance em "subida e trânsito pesado", que fique claro que estas são palavras suas até então, as matérias da Auto Esporte, Car and Drive e Quatro Rodas relataram perda de torque do 1.6 16V frente ao 1.8 GM e perda nas retomadas (obvio), mas não li em momento algum os avaliadores reportando terem encontrado dificuldades em transito pesado. :evil:

Vamos manter a discussão saudável sem distorcer o que realmente foi dito. As matérias já costumam ser tendenciosas, se o povo vier distorcer ainda mais o que foi dito vai ficar parecendo o que não é :wink:
Editado pela última vez por Frmg em Seg Jan 24, 2011 3:39 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Seg Jan 24, 2011 3:35 pm

LucasMoura escreveu:JUSTIÇA prevails over all !!!!!!!!!

Brigadão brow!!!!!

Eu sempre disse que preferia Yopa ao inves de Kibon!!! tá aí o motivo! (fraca né? mas nao podia perder essa)

Lucas

Rapaz não me decepcione, já esta ficando feio para você :oops:
Você perdeu uma ótima oportunidade de não queimar seu filme insistindo no erro :wink:

Será que convenientemente esqueceu de ler a continuação da conversa abaixo?!?

Frmg escreveu:
Mas posso dizer que elas valem como parâmetro aproximado sim :shock: Calma eu explico!!! :lol:

Dadas as características técnicas de performance dos carros uma possível variação a favor do Celta naquela situação especifica de forma alguma iria representar discrepâncias suficientes para interferir de forma significativa no resultado final contra o Punto.A não ser que as relações de marcha do Celta possuam escalonamento totalmente desproporcional e fora do comum. :?

O fato é que apenas diminuiria a diferença e entre diminuir a diferença e afirmar que daria sufoco no Punto existe uma grandeeeeeee distância.
:wink:

E deve ter esquecido de ler a resposta da continuação também, não é? :wink:

yopa escreveu:FRMG,
entendi direitinho o que vc disse aí em cima.
Essa discussão é sem fim e sem futuro, pois a preferencia do 1.8GM diante do E-Torq é bastante pessoal e vai da forma como cada um prefere dirigir. Então discutir isso é mesma coisa que discutir se prefere Loira ou Morena... cada um tem sua preferência e seus motivos pra isso.
Eu sou um dos que prefere motores "torcudos" e por isso gosto muito dos GM, mas nem por isso saio dizendo que o E-Torq é um lixo, ambos tem qualidades e deficiências.

Lucas,
Você disse que iria insistir nos seus argumentos até que alguém provasse que você estava errado.

Agora que já foi provado por A +B (mesmo que de forma aproximada) que todos os seus exemplos para mostrar uma suposta enorme inferioridade do motor 1.8 16V E-TorQ frente ao 1.8 GM se mostraram irreais, fictícios ou simplesmente equivocados por você ter pensado que viu algo que não viu... O que mais você vai inventar???

Pelo menos seu último exemplo foi que perdeu para um Camaro, pois quando comecei a ler seu mais recente relato já estava imaginando que iria dizer que perdeu para um Gurgel BR800. (~X()

Se quer contra argumentar, pelo menos tenha respeito pelos colegas e tenha a dignidade de fazer o mesmo que exigiu. Se você pede números, mostre com números que um Celta 1.0 venceu você no seu duelo diante das condições que você expôs.

Tenho certeza que todos estão curiosos para ver como você irá fazer para dar veracidade aos fatos que relatou :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Seg Jan 24, 2011 4:12 pm

Só para relembrar algumas entre as "diversas" matérias onde o motor 1.8 16V E-TorQ foi avaliado.

Trecho da avaliação da revista Auto Esporte:

"Na teoria a vantagem dos novos motores sobre o antigo é clara. Mas faltava a pratica. Será que a dupla E-TorQ leva a melhor em desempenho e consumo?
Colocamos na pista o 1.6 Essence (R$44.190) e o 1.8 Sporting (R$51.200) para ver o que acontecia.
Primeira constatação: na prova de aceleração, a gente nem precisou do 1.8 16v E-TorQ para despachar o antigo 1.8 GM. O Essence 1.6 16V já dava conta do recado."

Teste com o Punto1.8 16V:
http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 00704.html

Outro teste:
http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... ndex.shtml

E mais um:
http://carsale.uol.com.br/novosite/revi ... ticia=5566

Lucas você não acha interessante as opiniões destes jornalistas em relação ao bom torque em baixo giro? Quantas matérias que criticam o torque você tem? Será que supera a quantidade de matérias com elogios?
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por LucasMoura » Seg Jan 24, 2011 4:24 pm

Li sim, e nao gostei das suas respostas na sequencia. Elas nao se baseiam em numero algum, se baseiam no "achismo" de que a diferença nao seria relevante. A diferença é relevante sim e eu sinto ela todos os dias quando giro a chave do E-torq.

Conforme nosso colega argumentou que é uma preferencia pessoal, voces nao deviam ficar tentando provar que estou errado. Eu em momento nenhum quero dizer que o e-torq é pior que o GM de fato (apenas na minha concepçao sim), pois vimos que se trata de preferencia. Mas da mesma forma que eu, obrigatoriamente, tenho que admitir que o E-torq vai de 0-100 mais rapido que o GM, acho que tambem poderiam admitir que o torque desse novo motor é PIOR que o GM em baixas rotaçoes. Torque fraco (baixas rotaçoes) que volto a dizer, sao essenciais (agora ja na minha visao, minha preferencia) no transito pesado e em situaçoes como a qual expus aqui.

Simples isso...

capiche?

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucasMoura » Seg Jan 24, 2011 4:58 pm

Frmg escreveu:Só para relembrar algumas entre as "diversas" matérias onde o motor 1.8 16V E-TorQ foi avaliado.

Trecho da avaliação da revista Auto Esporte:

"Na teoria a vantagem dos novos motores sobre o antigo é clara. Mas faltava a pratica. Será que a dupla E-TorQ leva a melhor em desempenho e consumo?
Colocamos na pista o 1.6 Essence (R$44.190) e o 1.8 Sporting (R$51.200) para ver o que acontecia.
Primeira constatação: na prova de aceleração, a gente nem precisou do 1.8 16v E-TorQ para despachar o antigo 1.8 GM. O Essence 1.6 16V já dava conta do recado."

Teste com o Punto1.8 16V:
http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 00704.html

Outro teste:
http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... ndex.shtml

E mais um:
http://carsale.uol.com.br/novosite/revi ... ticia=5566

Lucas você não acha interessante as opiniões destes jornalistas em relação ao bom torque em baixo giro? Quantas matérias que criticam o torque você tem? Será que supera a quantidade de matérias com elogios?

Claro Frmg, essa materias elogiando o Punto E-torq e as varias discussoes que ja tive por aqui me ajudaram a sair de um estado de completo arrependimento para conformado e adaptado ao estilo de direçao.

Eu ja tinha fechado as pesquisas mas tirei um tempo aqui para cavucar novamente. Só continuei sem econtrar uma especifica dos dois 1.8.

"Retomada fraca e consumo excessivo"

"No trânsito urbano, porém, deixou a desejar nas saídas e retomadas de velocidade abaixo das mesmas 3.000 rpm, demorando para "encher" o motor. Embora a caixa de câmbio manual apresente relação de marchas longas, como convém a um veículo que visa o equilíbrio entre desempenho e economia, o enorme curso da alavanca entre um engate e outro chega a incomodar."

"O motor Sigma, embora menos instigante, é mais eficiente no dia a dia." - comparando o 1.8 etorq com 1.6 do focus

http://www.pistadetestes.com.br/site/te ... o.419.html

http://carros.uol.com.br/ultnot/2010/07 ... ustes.jhtm

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156511
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucasMoura » Seg Jan 24, 2011 5:58 pm

mais um...

"As retomadas são um pouco mais lentas por conta do torque máximo liberado só depois dos 4 mil giros. Se for em modo auto, piora com a imprecisão do câmbio. Nota 8."

"O motor só enche mesmo depois dos 4 mil giros, o que compromete a disposição do Punto em trechos de subida e principalmente na hora de efetuar uma ultrapassagem na estrada." - esse ponto eh um dos que me deixa mais triste, o que na minha opiniao faz crer que mdou pra pior.

http://www.coisasdeagora.com.br/interna ... p?nome=116

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo