Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Recentemente percebi esse corte na alimentação do carro, proximo dos 90km/h na 2ª, não lembro direito a RPM, mas acredito ter passado dos 6200 RPM.
Ja na velocidade máxima nem me arrisco a comentar, já que nunca viajei com o carro o máximo que coloquei foi 150km/h... bem longe dos 220km/h que o daniel apontou.
Costumo manter minhas trocas de marchas em 2000-3000 RPM, isso quando consigo manter a calma... so que sempre tem um pra jogar o carro na minha frente... gente que desconhece faixa rapida e lenta... ai a RPM passa dos 4000 e o consumo vai pro buraco. =/
To fazendo 6.7km/L com alcool, uns 70% do tempo extressado.
Ja na velocidade máxima nem me arrisco a comentar, já que nunca viajei com o carro o máximo que coloquei foi 150km/h... bem longe dos 220km/h que o daniel apontou.
Costumo manter minhas trocas de marchas em 2000-3000 RPM, isso quando consigo manter a calma... so que sempre tem um pra jogar o carro na minha frente... gente que desconhece faixa rapida e lenta... ai a RPM passa dos 4000 e o consumo vai pro buraco. =/
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Xenon 10000k(Neblina) + Lampada Pingo Super Branca
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Verdade...
às vezes passo o dia todo andando só 'no consumo' , pra chegar à noite e aparecer um engraçadinho... Dai o consumo todo foi pro saco!
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Gustavo - Belo Horizonte MG
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
GustavoBH escreveu:Verdade...
às vezes passo o dia todo andando só 'no consumo' , pra chegar à noite e aparecer um engraçadinho... Dai o consumo todo foi pro saco!
Isso é verdade...mas ja cheguei a conclusão que o Punto é pra desfilar mesmo, "de teto solar o luar representa, ouvindo cassiano ahh os gambés não guentam"
Editado pela última vez por BART em Sáb Abr 25, 2009 12:21 pm, em um total de 1 vez.

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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
danielb escreveu:Punto hlx 1.8: 6200
1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17
Ae chará, vc chegou a todas essas velocidades mesmo? Chegou em 220km/h no velocimetro pra auferir a medida real pelo gps?
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Creio que não, para essas medidas com decimais ele deve ter feito uma tabela com escala estimada.
Vale lembrar que o erro do velocimetro não é uma variável constante. 8% a 100km/h pode ser 5% a 200km/h pode ser 10% a 40km/h e por ai vai.
Vale lembrar que o erro do velocimetro não é uma variável constante. 8% a 100km/h pode ser 5% a 200km/h pode ser 10% a 40km/h e por ai vai.
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
DanielTrombetta escreveu:danielb escreveu:Punto hlx 1.8: 6200
1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17
Ae chará, vc chegou a todas essas velocidades mesmo? Chegou em 220km/h no velocimetro pra auferir a medida real pelo gps?
Fiz através de calculo pela relação de marchas e diferencial do carro, considerando que ele corta a 6200 rpm. Eu testei até a quarta marcha e ta correto, só não consegui testar a 5ª porque é muito dificil chegar a 6200rpm em quinta, o motor perde muito fôlego e demora demais pra chegar la.
Vi que você chipou o seu e ficou com 131cv, eu procurei um preparador aqui em Porto, mas ele disse que na injeção Delphi ( no caso do punto 1.8 ) ele
não consegue remapear, não entendi o porque, e queria saber o que foi feito no seu e nos outros que conseguiram fazer o chip?
Editado pela última vez por danielb em Sáb Abr 25, 2009 4:37 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Frmg escreveu:Creio que não, para essas medidas com decimais ele deve ter feito uma tabela com escala estimada.
Vale lembrar que o erro do velocimetro não é uma variável constante. 8% a 100km/h pode ser 5% a 200km/h pode ser 10% a 40km/h e por ai vai.
O erro é constante, testei em diversas velocidades, e sempre que podia comparava com lombadas para ter certeza da velocidade e nunca foi diferente.
Além do mais não teria logica a fiat fazer um velocimetro com diferentes erros, como o motorista iria se guiar desta maneira? Ia ser uma multa atrás da outra,
o que acontece é que como são 8% de erro, a medida que a velocidade aumenta o erro é maior em km/h, porque 8% em 100km/h são 8km/h, já a 200km/h são
16km/h, tudo isso é óbvio, mas esta mostrado na tabela acima.
PS. Frmg, sem querer ser chato, mas variável constante???


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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Parabéns pelo calculo Daniel...
Ajuda bastante...

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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
Hahahaha é verdade ficou muito estranha minha colocação.
Variável númerica não pode ser constante, enfim...
O que quis dizer é que NEM SEMPRE a porcentagem é exatamente a mesma, mas sempre com margem de segurança inferior.
No seu Punto pode ser 8%, no de outro pode ser 5% no de outro 10%
Outro caso que pode acontecer é a 100km/h marcar 92km/h = 8% e a 200km/h marcar 192km/h o que significa 4% e isso pode variar no mesmo carro dependendo do dia e da situação. Verifique que no seu mesmo esses 8% um dia vai mudar.
Esqueça minha explicação anterior que esta completamente errada.
Variável númerica não pode ser constante, enfim...
O que quis dizer é que NEM SEMPRE a porcentagem é exatamente a mesma, mas sempre com margem de segurança inferior.
No seu Punto pode ser 8%, no de outro pode ser 5% no de outro 10%
Outro caso que pode acontecer é a 100km/h marcar 92km/h = 8% e a 200km/h marcar 192km/h o que significa 4% e isso pode variar no mesmo carro dependendo do dia e da situação. Verifique que no seu mesmo esses 8% um dia vai mudar.
Esqueça minha explicação anterior que esta completamente errada.
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Re: Trocas de Marcha: Economia x Desempenho
danielb escreveu:DanielTrombetta escreveu:danielb escreveu:Punto hlx 1.8: 6200
1ª 3.909: 49,24 / 53,17
2ª 2.238: 86,00 / 92,88
3ª 1.520: 126,63 / 136,76
4ª 1.156: 166,51 / 179,83
5ª 0.946: 203,47 / 219,74
Ré 3.909: 49,24 / 53,17
Ae chará, vc chegou a todas essas velocidades mesmo? Chegou em 220km/h no velocimetro pra auferir a medida real pelo gps?
Fiz através de calculo pela relação de marchas e diferencial do carro, considerando que ele corta a 6200 rpm. Eu testei até a quarta marcha e ta correto, só não consegui testar a 5ª porque é muito dificil chegar a 6200rpm em quinta, o motor perde muito fôlego e demora demais pra chegar la.
Vi que você chipou o seu e ficou com 131cv, eu procurei um preparador aqui em Porto, mas ele disse que na injeção Delphi ( no caso do punto 1.8 ) ele
não consegue remapear, não entendi o porque, e queria saber o que foi feito no seu e nos outros que conseguiram fazer o chip?
Po cara, difícil dizer...jah falei com um cara q disse que tb não tinha como ler e remapear a injeção do 1.8, ele só conseguia fazer no 1.4, aí fui em outro que fazia e mandei fazer o serviço...
Até a terceira marcha da sua medição eu consigo fazer, mas de 4a se chega em 180 eu não consegui ver com precisão, fico meio receoso e não olho mto pro painel não...nunca consegui pegar estrada pra testar o carro, sempre faço isso quando to viajando msm...
Abraço
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