Motor Etorq 1.6 16V
Motor Etorq 1.6 16V
Galera meu carro de um tmepo pra k vem dando a seguinte msg pressão baixa do desligar motor sendo q ja conferi ja levei na CC ja trocaro uma o sensor e mas essa msg so aparece de vez em quando alguem ai ja teve esse problema.
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
alguem teve esse problema
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
O meu já ta com 3150km, até agora não apresentou nenhum problema.
Já fez troca de óleo? Talvez colocaram um olho mais grosso ou até mesmo um filtro errado ou de má qualidade. (chute no escuro, pois não entendo quase nada).
Todos os carros meus carros que eu levei para trocar óleo na CC tive que brigar e esfregar o manual na cara do recepcionista para colocar o óleo certo porque sempre falavam que era outro. (mesmo sendo o mesmo preço).
Já fez troca de óleo? Talvez colocaram um olho mais grosso ou até mesmo um filtro errado ou de má qualidade. (chute no escuro, pois não entendo quase nada).
Todos os carros meus carros que eu levei para trocar óleo na CC tive que brigar e esfregar o manual na cara do recepcionista para colocar o óleo certo porque sempre falavam que era outro. (mesmo sendo o mesmo preço).
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
Olá, Júnior,
Não tive esse problema não! Na real não tive nenhum problema com o carro ainda!
Não tive esse problema não! Na real não tive nenhum problema com o carro ainda!

- Barbeiro de Auto Escola
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
Peça para verificar o óleo e dar uma geral no motor só por segurança e não apenas resetar a central para remover a mensagem como eles costumam fazer.
Essa é minha dica, pois se for algo mais importante será diagnosticado com antecedência e você não terá problema algum com o seu excelente motor. Fique esperto que concessionária é preguiçosa com essas coisas e depois você pode acabar insatisfeito com o motor e o carro por uma coisa que seria simples resolver.
Ps: Pegue a ficha de serviço e guarde com você caso ocorra algum problema no futuro.
Essa é minha dica, pois se for algo mais importante será diagnosticado com antecedência e você não terá problema algum com o seu excelente motor. Fique esperto que concessionária é preguiçosa com essas coisas e depois você pode acabar insatisfeito com o motor e o carro por uma coisa que seria simples resolver.
Ps: Pegue a ficha de serviço e guarde com você caso ocorra algum problema no futuro.
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
tava dando uma pesquisada sobre isso
uma coisa interessante a saber q o oleo nesse motor é o 5w30
sendo q em temperaturas altas ele pode dar queda de pressao no sistema, sendo assim quebrando o filme protetor do oleo
alguns casos no PuntoClube de usuarios do motor etorq acusando baixa pressao do sistema de oleo e um outro q até fundiu.
pesquisando mais sobre esse oleo q a fiat usa selenia k pure api SL 5W30 nao é um oleo assim tão bom
o api SL já tá defasado faz é tempo
um oleo mais correto seria o api SM 5W40 que a propria selenia tem eum q tenha um indice de viscosidade acima de 170
fica aí minhas conclusoes
abraços
marco
goiania
uma coisa interessante a saber q o oleo nesse motor é o 5w30
sendo q em temperaturas altas ele pode dar queda de pressao no sistema, sendo assim quebrando o filme protetor do oleo
alguns casos no PuntoClube de usuarios do motor etorq acusando baixa pressao do sistema de oleo e um outro q até fundiu.
pesquisando mais sobre esse oleo q a fiat usa selenia k pure api SL 5W30 nao é um oleo assim tão bom
o api SL já tá defasado faz é tempo
um oleo mais correto seria o api SM 5W40 que a propria selenia tem eum q tenha um indice de viscosidade acima de 170
fica aí minhas conclusoes
abraços
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
Marco,
Tenho acompanhado esses casos com muita preocupação para verificar se seria o primeiro problema com os motores E-TorQ, mas tendo em vista que foram apenas 3 casos relatados sobre a mensagem de queda de pressão não podemos ainda concluir nada.
O único caso de motor fundido apareceu no orkut e como sabemos lá existem milhares de perfis falsos postando problemas inexistentes para queimar a imagem dos carros da concorrência, principalmente quando o assunto é um Fiat. Eu sinceramente nunca vi uma marca ser tão odiada por fanáticos de outras marcas, mas enfim...
Em todo caso, o problema relatado foi exclusivamente falha da concessionária que ignorou a mensagem de pressão do óleo e apenas resetou a central e liberou o veículo para uso com o óleo em condições inapropriadas. O resultado não poderia ter sido outro e o motor fundiu porque o óleo estava baixo demais. Era um problema simples que poderia ter sido evitado pela concessionária se o procedimento correto fosse seguido, era só completar o óleo, não foi um problema com o "motor E-TorQ"
Quanto as especificações do óleo também torço o nariz para óleos muito finos que protegem o motor somente a frio nos primeiros quilômetros, visando a economia de combustível e baixas emissões no chamado uso severo, mas que são deficientes em condições de altas temperaturas do motor. Lembro de ter lido uma reportagem técnica muito rica abordando justamente esse tipo de óleo e concordo com a utilização de um óleo 5W40 ou até mesmo um totalmente sintético 5W50 para proteger melhor o motor em altas temperaturas principalmente por estarmos lidando com motores 16V que tem seu melhor aproveitamento em altas rotações e estarmos em um país de clima quente.
Tenho acompanhado esses casos com muita preocupação para verificar se seria o primeiro problema com os motores E-TorQ, mas tendo em vista que foram apenas 3 casos relatados sobre a mensagem de queda de pressão não podemos ainda concluir nada.
O único caso de motor fundido apareceu no orkut e como sabemos lá existem milhares de perfis falsos postando problemas inexistentes para queimar a imagem dos carros da concorrência, principalmente quando o assunto é um Fiat. Eu sinceramente nunca vi uma marca ser tão odiada por fanáticos de outras marcas, mas enfim...
Em todo caso, o problema relatado foi exclusivamente falha da concessionária que ignorou a mensagem de pressão do óleo e apenas resetou a central e liberou o veículo para uso com o óleo em condições inapropriadas. O resultado não poderia ter sido outro e o motor fundiu porque o óleo estava baixo demais. Era um problema simples que poderia ter sido evitado pela concessionária se o procedimento correto fosse seguido, era só completar o óleo, não foi um problema com o "motor E-TorQ"
Quanto as especificações do óleo também torço o nariz para óleos muito finos que protegem o motor somente a frio nos primeiros quilômetros, visando a economia de combustível e baixas emissões no chamado uso severo, mas que são deficientes em condições de altas temperaturas do motor. Lembro de ter lido uma reportagem técnica muito rica abordando justamente esse tipo de óleo e concordo com a utilização de um óleo 5W40 ou até mesmo um totalmente sintético 5W50 para proteger melhor o motor em altas temperaturas principalmente por estarmos lidando com motores 16V que tem seu melhor aproveitamento em altas rotações e estarmos em um país de clima quente.
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
O meu tem 1.000 km e está tudo bem ... espero que fique pelo amor.... o carro é maravilhoso...
mas vamos ficar espertos e ver se aconteçe com outros carros.... esperamos que não né pessoal ... PRATO CHEIO para os malditos que invejam a nossa amada FIAT.
QUAL É O ÓLEO RECOMENDADO?
mas vamos ficar espertos e ver se aconteçe com outros carros.... esperamos que não né pessoal ... PRATO CHEIO para os malditos que invejam a nossa amada FIAT.
QUAL É O ÓLEO RECOMENDADO?
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
é o api SL 5W30 selenia
mas o q custa colocar um oleo melhor um api SM 5W40 100% SINTETICO
mas o q custa colocar um oleo melhor um api SM 5W40 100% SINTETICO
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Re: Motor Etorq 1.6 16V
Pessoal, boa tarde.
Estou com o meu 1.6 16v há uns 5 meses, e ele está com 14500 km, aproximadamente.
Como a primeira revisão acontecerá nos próximos dias, COM CERTEZA vou informar o que vem ocorrendo:
No meu caso, essa mensagem aparece com até certa frequência, porém apenas quando o carro está desligado, e dou a partida no motor.
O carro dá a partida, e na hora toca o sinal sonoro + luz do óleo + mensagem escrita no comp de bordo, informando "Baixa pressao de óleo. Desligar Motor.. Após 3 segundos que o carro "pegou", a mensagem desaparece e não volta mais.
A primeira troca fiz aos 7500 km e usei o Selenia 5w30, cfme manual. Também troquei o filtro. Normal.
Mas a mensagem não sumiu mais. É claro que estou de olho no nível do óleo e até ando com o 0,5 litro restantes da troca, caso necessite completar....o que não aconteceu...
Mas agora, lendo esse tópico e até lendo um rumor dum motorzinho fundido (embora não sabemos se é real), fiquei até meio preocupado...
Será que alguém tem mais alguma informação?
Pq, a gente sabe que se levar na concessionária, NAO TEMOS GARANTIA DE QUE O NEGOCIO FOI FEITO (no caso de algum reparo), por mais que solicitemos os comprovantes disso.... :/
Estou com o meu 1.6 16v há uns 5 meses, e ele está com 14500 km, aproximadamente.
Como a primeira revisão acontecerá nos próximos dias, COM CERTEZA vou informar o que vem ocorrendo:
No meu caso, essa mensagem aparece com até certa frequência, porém apenas quando o carro está desligado, e dou a partida no motor.
O carro dá a partida, e na hora toca o sinal sonoro + luz do óleo + mensagem escrita no comp de bordo, informando "Baixa pressao de óleo. Desligar Motor.. Após 3 segundos que o carro "pegou", a mensagem desaparece e não volta mais.
A primeira troca fiz aos 7500 km e usei o Selenia 5w30, cfme manual. Também troquei o filtro. Normal.
Mas a mensagem não sumiu mais. É claro que estou de olho no nível do óleo e até ando com o 0,5 litro restantes da troca, caso necessite completar....o que não aconteceu...
Mas agora, lendo esse tópico e até lendo um rumor dum motorzinho fundido (embora não sabemos se é real), fiquei até meio preocupado...

Será que alguém tem mais alguma informação?
Pq, a gente sabe que se levar na concessionária, NAO TEMOS GARANTIA DE QUE O NEGOCIO FOI FEITO (no caso de algum reparo), por mais que solicitemos os comprovantes disso.... :/
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