Travamento do Acelerador
Re: Travamento do Acelerador
Aqui vai minha opiniao: eu acho que isso é uma característica do carro, intrínseca à programação da injeção eletrônica. E não é exclusiva do Punto, mas da maioria, senão de todos os carros produzidos hoje em dia. Meu Kazinho 2011 tinha isso! Não sei o motivo desta programação, mas pra mim, é uma característica do projeto da injeção eletrônica.
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
- Piloto de Autorama
bondstrike escreveu:Eu acredito q nao tenha relacao nenhuma com isso, visto que o acelerador eh eletronico e nao por cabo...
Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Não sei, só sei que to obsevando isso desde então e acontece muito quando o volante está mais de meia volta pra esquerda e eu arranco com o carro, seja na saída de uma cruzamento, seja saindo da garagem, que saio 90% das vezes pra esquerda e o pior que poucos metros depois tem um quebra-molas e enquanto não freio a rotaçao não cai, se eu soltar ele vai com tudo acelerado! As vezes que acontece em reta são bem meos, mas acontece.
Agora de uns dias pra cá, depois que comecei a testar várias proporções de alcool no tanque, pra achar uma melhor relação de consumo e melhora na pré-detonação que tem acontecido abastacido só com gasolina, o carro agora sempre tá subindo o giro, menos que de primeira pra segunda, mas em todas as marchas quando piso na embreagem o carro sobe o giro, principalmente de 2a pra 3a. O carro está com 8% de alcool no tanque, está mais ou menos com uma "E35", considerando os 27% ja presentes de alcool. Só assim o carro parou de dar griladinhas quando sento o pé numa ladeira por exemplo, parecendo uma esferinha batendo rapido dentro de um copo de metal, mas mais baixo... testei desde 80% de alcool, 50%, 40%, 20%, até chegar 8% que elimina praticamente todo grilinho, matendo média acima de 9,5km/l dentro da cidade, irei aumentar pra 10% pq ainda noto, raramente, pequenas griladinhas, lembro que com 20% ficava "liso" o motor.
- Piloto de Autorama
Rauser, acho que você deveria procurar uma CCS e tentar fazer a atualização da injeção, o telecarregamento.
Entendo perfeitamente esse lance do carro ficar acelerado ao chegar em uma lombada, você tira o pé antes, como faria em qualquer carro e ele não perde a aceleração, continua o ritmo, chegando na lombada em velocidade incompatível. Meu ex-Siena 1.4 tinha isso mas nele era indicativo de que precisava de limpeza da borboleta, você chegou a verificar isso?
Entendo perfeitamente esse lance do carro ficar acelerado ao chegar em uma lombada, você tira o pé antes, como faria em qualquer carro e ele não perde a aceleração, continua o ritmo, chegando na lombada em velocidade incompatível. Meu ex-Siena 1.4 tinha isso mas nele era indicativo de que precisava de limpeza da borboleta, você chegou a verificar isso?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
A limpeza foi feita, mas acho que nao fizeram a adaptacao correta. Vi que ela é feita via software mesmo, o Alpha OBD (pago), tem a opcao de adaptacao do corpo, mas o MultiECU (que eu possuo) nao tem. Os Fire 1.3 16V vc tira a bateria e coloca e depois de 45 segundos a borboleta ta auto-adaptada, eu achava que a do Punto era assim tb, mas parece que nao, pelo menos nao o e-torq. Eu vou comprar (assim que possivel $$) a licença do Alpha OBD e eu mesmo vou fazer outra limpeza e adaptacao, nao e dificil pq ja tirei a tomada de ar do corpo pra ver la dentro... tenho descarbonizante Limpa TBI Koube ja aqui e vou usa-lo e adaptar o corpo pelo Alpha OBD Scan.
- Piloto de Autorama
Alguém sabe dizer se um sprint booster ou tochbooster resolveria esse problema? Ja to ha praticamente 1 ano com o carro quase e ainda não me acostumei com isso, é muito ruim e mecanico nenhum sabe como resolver. Eu sei que o acelerador não é por cabo, mas tem acontecido com constância com voltante esterçado, eu não to ficando maluco... não sei se tem relação com a bomba da direção hidraulica... sei lá, é muito esquisito... o carro segura mesmo em 2000 giros por uns 2 segundos e vai descendo bem devagarinho... Uma pessoa já me perguntou do meu lado se eu não sei dirigir, pra que ficar acelerando assim na hora de mudar marcha, se eu não tiro o pé... é no minimo tosco isso!
- Piloto de Autorama
Já se passa 1 ano e ainda não me acostumo com isso, se é uma característica do carro, porque não acontece sempre de 1a pra 2a? Só acontece as vezes aleatoriamente? Não tem função nenhuma segurar o giro do carro de 1a pra 2a se não faz sempre. Já levei o carro na autorizada pra fazer telecarregamento, os caras lá pegam o chassis do carro colocam no sistema e dizem que não tem nada a ser feito. Suspeitei de tudo e até os interruptores embaixo do painel na embreagem e freios foram verificados, tudo ok. Parte de injeção já foi feito de tudo que se pode pensar. Eu queria entender a função disso que pra mim tá mais pra bug no sistema da ECU do que outra coisa. Não engulo que isso seja problema de acelerador eletronico, o famoso delay, se fosse acontecia sempre e em todas ar marchas e NÃO acontece, só as vezes de 1a pra 2a e nunca com carro desengatado, ja testei acelerar e soltar com carro parado, não tem esse delay tao longo, em nenhuma faixa de giro! Quem tem Punto 2013 percebe esse comportamento também?
EDITADO: Eu tinha feito um comentário antes sobre isso acontecer com volante esterçado, mas percebi que isso não tem muito haver, as vezes que notei isso eu estava partindo de 0km/h com volante virado e o problema ocorria, mas com o tempo fui observando que o problema ocorre sempre partindo do 0km/h com voltante virado ou não, não me lembro disso acontecer com o carro devagar, botando primeira e depois acelerando denovo pra por segunda, nunca, sempre é partindo do zero.
EDITADO: Eu tinha feito um comentário antes sobre isso acontecer com volante esterçado, mas percebi que isso não tem muito haver, as vezes que notei isso eu estava partindo de 0km/h com volante virado e o problema ocorria, mas com o tempo fui observando que o problema ocorre sempre partindo do 0km/h com voltante virado ou não, não me lembro disso acontecer com o carro devagar, botando primeira e depois acelerando denovo pra por segunda, nunca, sempre é partindo do zero.
- Piloto de Autorama
Que intrigante Rauser... O Linea 1.8 e a Strada 1.8 não fazem isso. Nunca andei em um Etorq 1.6 para ver.
João Paulo
Pois é. Já cheguei a pensar q isso poderia ser algo relacionado ao Dualogic, que a central vinha programada para alguma peculiaridade do sistema dualogic que não era mudada pra versão manual, mas se algumas versões como as suas 1.8 não tem essa característica... Eu queria opinião de dono do modelo 2013 mais novo se tem esse mesmo comportamento...
- Piloto de Autorama
Muitos aqui já devem até ter trocado de carro e até nem frequenta mais o forum, mas como continuo com o mesmo, venho aqui pra dizer que nada que foi feito no carro até hoje mudou o comportamento do acelerador eletrônico. Além da aceleração que segura o giro algumas vezes entre 1a marcha pra 2a, sempre acontece se acelerar abaixo de 2000rpm, se acelerar acima nunca acontece, é como se fosse uma programação da central dizendo: "acelera mais antes de mudar de 1a pra 2a marcha", queria achar uma explicação técnica do porque foi programado assim. Quando acontece e eu insisto em passar pra segunda e soltar a embreagem pra continuar ganhando velocidade, o carro dá aquele pulo pra frente e uma leve queimada de embreagem, chato pra carai isso, então de 1a pra 2a tenho que sempre lembrar de acelerar de 2500 giros pra cima. Mas tem outra coisa que acontece há muito tempo, em todas marchas ao acelerar e mudar de marcha, o giro sobe uns 500rpm, quandt mais frio o motor pior, chato pra carai isso tb, mas já me acostumei. Isso não faz em modelos antigos com acelerador eletrônico e não são flex, já testei de MAREA, Palio Fire... pisou na embreagem o giro cai na hora. O interruptor do pedal tá ok, me disseram que era isso, mas não é, foi testado e a central reconhece a posição embreagem "pressionada" e "solta". Esse comportamento de certa forma deve fazer o carro consumir mais gasolina...
- Piloto de Autorama