Transmissão Manual ou Dualogic? EtorQ 1.6 ou 1.8?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Transmissão Manual ou Dualogic? EtorQ 1.6 ou 1.8?

por Niso Vianna Neto » Seg Mai 23, 2011 12:42 am

A experiência que tive com o Bravo foi apenas de três test-drives, sendo a primeira e a última no manual e a segunda no dualogic. Eu notei certa diferença em relação ao barulho do motor ao subir as rotações com o Punto. Acho que devido ao escapamento. Em relação ao desempenho, não tive como notar, foram percursos pequenos e, no máximo, deu para esticar a segunda marcha. Mas em relação ao desempenho do Punto com ele mesmo, agora está com 4.200 Km, o carro está bem mais solto. É verdade que, de início, conduzia de forma mais cautelosa, uma vez que ainda estava conhecendo o carro. E, também, com o ar muito mais ligado. E, depois do primeiro tanque, sempre usei gasolina. Ultimamente, achei um posto vendendo álcool em promoção a R$ 1,90 e não tenho usado o ar com esse frio em Sampa. Posso dizer que senti diferença de força. E o fato de estar mais familiarizado com o câmbio, também contribui para render mais. Voltando à comparação com o Bravo, afirma-se que o Bravo faz de 0-100 Km/h em 10,3 s e o Punto em 10,1 a gasolina e em menos de 10 s com etanol. O que faz sentido, pois o Bravo é mais pesado e a relação peso/potência do Punto é melhor.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jlaprado » Sex Jun 17, 2011 11:06 pm

Aê galera, tenho um 1.6 dualogic com 8 mil km, e até agora não tive problemas,
as trocas são suaves e no tempo adequado de acordo com a pressão no acelerador, e detalhe na concessionária q eu comprei
eu fiz test drive antes nos dois câmbios e, realmente ajuda muito a tirar a dúvida sobre a qualidade e o desempenho.

Mas é isso ai gosto é gosto e eu to adorando o meu!!!!!

Valeu !!!!!!!!!!!!1
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Weliton » Sex Jun 17, 2011 11:11 pm

so uma coisa, nao gasta muito em opcionais.. isso e fria..
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por marcelopojken » Qui Nov 24, 2011 7:40 pm

Niso Vianna Neto escreveu:Eu fiz um test-drive no Bravo manual e outro no Dualogic. Optei pelo Punto Essence 1.8 dualogic, que tem o mesmo motor e é mais leve, com ABS e airbags dianteiros, chamado como opcional de HSD (High Safety Drive). Ano de fabricação 2010, modelo 2011, tive 8% de desconto em março agora e paguei R$ 47.500 - o ABS praticamente saiu de graça! O preço de tabela do carro assim desse jeito seria R$ 51.838, portanto R$ 4.300 mais caro. Comprei no final de março/2011 e coloquei como acessórios som, alarme na chave canivete e bancos e volante em couro, além de protetor de cárter e acendedor de cigarros, o que encareceu o produto em mais R$ 3.200. Total: R$ 50.700. Mas valeu muito a pena. Estou muito satisfeito com o carro. É suave no modo automático e rápido no modo manual. E realmente bastante silencioso. No início, de fato é um pouco estranho você estar em segunda em velocidade constante e, quando pensa em aumentar a velocidade, a transmissão lhe coloca na terceira, por exemplo, e aí sente perda de força. Mas, mesmo no modo automático, nestas situações, o câmbio aceita se você sugere de novo a segunda manualmente, e então tudo resolvido. O mesmo se você está em uma estrada em 5a. em um aclive inclinado e pressiona apenas levemente o acelerador. O carro não reage (com pressão suave no acelerador) e aí das duas uma: ou você aperta mesmo o pedal, forçando a redução de modo a acelerar forte, ou "sugere" manualmente (mesmo no modo automático é possível sugerir a redução manual) e aumenta suavemente com a marcha reduzida de maior força. De uma maneira geral, o carro é bem gostoso de dirigir. Aprovado! Quanto ao centro do painel, que receava como seria o "marrom elements", veio muito bonito! Gostei mesmo. É um carro que me dá muito gosto. Estou contente com ele.

Opa, cara, to pensando em comprar um dual mas to em duvida, no modo manual ele se comporta exatamente como um cambio mecanico? ou seja eu posso ficar com a marcha que eu quiser como em um mecanico?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Niso Vianna Neto » Sex Nov 25, 2011 2:55 am

È até mais gostoso do que o mecânico porque não tem o pedal da embreagem. E, sim, você pode ficar com a marcha que quiser como em um mecânico. É o modo mais divertido de condução. E, ao chegar a um ponto de parada ou redução acentuada em que ele iria morrer se continuasse naquela marcha, o câmbio reduz automaticamente para segunda, numa lombada, por exemplo, ou para primeira, em um semáforo. De resto, você tem controle absoluto no modo manual da rotação em que irá passar as marchas e por quanto tempo pretende permanecer naquela marcha. Observados os limites de rotação, o mesmo para reduzir marchas (o câmbio impede algumas manobras para impedir barbeiragens). No modo automático, uso sempre a tecla "s" ativada, para o carro ficar mais esperto, salvo raras exceções. Meu carro está com 19.000 para vinte mil KM e gosto muito mesmo dele. Oito meses de uso. Chega um ponto em que também você já sabe o quanto é necessário apertar o acelerador para reduzir uma ou duas marchas para fazer uma ultrapassagem, mesmo no modo automático.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior