Neófito em automóveis - Ajudem por favor !!!

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Neófito em automóveis - Ajudem por favor !!!

por DIgomac » Sex Fev 19, 2010 3:37 pm

Pessoal

Nunca fui muito ligado em carro, tirei minha carteira em 2002 e desde então tive apenas motos, nunca tinha comprado um carro antes por querer começar com um carro 0 KM, decidi comprar um Punto, comprei um 2010/2010 1.4 branco ( acho que para começar no mundo automotivo ta bem , hehehe), com o kit confort, já coloquei película, um rádio sony xplod. e o alarme original porque me falaram que eu perderia a garantia da parte elétrica.

Em breve vou colocar as maçanetas das portas traseiras na frente e desabilitar o miolo da fechadura da tampa.

Mas o problema é que eu sou completamente nó-cego com relação a carro e tô todo cagado de fazer alguma @#%$^&!. Obviamente não vou meter a mão, tenho uns camaradas que vão fazer algumas coisas outras eu vou pagar, mas temo nas escolhas.

Então gostaria que o pessoal aqui que é bem mais entendido e cancheiro que eu opinasse.

Acredito que dicas de tuning tem que considerar certos estilos do dono da bicheira, no principio tava meio inclinado a colocar o kit aerodinâmico, mas vendo algumas fotos acho que não vai combinar comigo. Penso em, futuramente, colocar aquele aerofólio que já vem com a brake do Sporting.

Tenho 32 anos e curto muito Heavy Metal, então som é mais para escutar no carro mesmo, sem essa necessidade de colocar somzão para todo mundo ouvir, só fiquei tri chateado porque me empurraram um radio que não controla o Ipod ele tem apenas uma entrada auxiliar( cambada de &%$#$#$ da concessionária, ratiei e não vi, então se alguém se interessar por esse rádio to vendendo barato para colocar um rádio que tenha interface com o aparelho hehehe.

Bocão.

Gostei muito dessa modificação mas to meio receoso de fazer, sobretudo qual tipo de filme usar, o contact não é muito frágil? Consegui um pedaço de filme da mesma textura daquele filme que faz o blackout das colunas, e to pensando em usar ele, será que fica bom? Ou teria que usar apenas o fosco mesmo sem ter aquela textura da coluna?

Rodas

Vou colocar farol de milha, rodas e os faróis originais com mascará negra em abril após receber uma participação dos lucros da empresa então não tô muito preocupado agora, só tenho dúvida com relação a tala do pneu, ela tem que acompanhar a da roda? Naquele tópico sobre trocar as rodas não tinha informação a respeito. Eu queria na medida do possível não trocar os pneus, por três motivos: não alterar a performance do carro e também porque acredito que rodas muito grandes já destoarão muito do meu estilo e também porque mensalmente eu pego estrada de chão batido com o carro.

Frisos
Sei que é um item polêmico mas como já disse, sou manetão, então pensei em colocar aqueles frisos laterais e dos parachoques, os dos parachoques concordei com uma postagem que dizia que fica parecendo um bate bate, mas ainda to em dúvida, os laterais temo que acabem com a fluides das linhas do carro, apesar de achar extremamente necessário devido as portadas de carros em estacionamentos do meu prédio, de shoppings e de mercados. Minha dúvida é o que vcs pensam dos frisos laterais originais , quem teria uma foto para eu ver como ficam? aquelas do site da fiat nao deixam muito claro? Se depois eu decidir tirar tem como arrumar só com polimento, sem precisar pintar novamente?

Desde já agradeço a força do pessoal, e se vocês virem um punto branco fazendo barbeiragens entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, nas cidades ou na BR 116 tomei cuidado que pode ser eu ao volante ( hehehe ).

Valeu galera.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Neófito em automóveis - Ajudem por favor !!!

por DIgomac » Sex Fev 19, 2010 7:10 pm

Vou postar este tópico na parte de dúvidas.

Brigadão !
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Neófito em automóveis - Ajudem por favor !!!

por Rush » Sex Fev 19, 2010 11:56 pm

Bom, quanto a tala de roda, não esquente a cabeça...
Tala é importante pra medidas "fora do padrão" de pneus. Se vc for ficar na largura até 225, não esquente... Talas de rodas "normais" são 6,5" a 7", comportam uma infinidade de pneus. Alias, veja bem a medida que vc vai usar. Pneu aro 17 (Tjet e linea por exemplo) é infinitamente mais barato que os pneus aro 16 do Punto Sporting. Eu recomendo ENORMEMENTE que vc fique com pneus aro 15 ou aro 17, jamais com os 16 do sporting. Um pneu do Sporting (195/55/16 eu acho) sai por R$580,00... Um 205/45/17 sai uns R$320,00. Se vc for rodar MESMO em estrada de chão e não quer nada muito fragil, vai de roda 15... Não que as 17" sejam uma cristaleira, que vc nao pode passar de 40km/h na terra e tal... mas é uma roda que não perdoa vacilo... E o vacilo as vezes te custa 800 reais de um conjunto roda+pneu novo.

Quanto a fechaduras, é um serviço pra ser feito PRA ONTEM. Vc acha que é brincadeira do pessoal aqui do forum até ser roubado. Vai por mim, compre o par de maçanetas dianteiras, tampe o furo e troque em casa. Tem um topico meu ensinando na seçào de how-to.

Som: Pra heavy-metal, um sub de 10" numa caixa selada "maiorzinha" que a media... Dá inclusive pra fazer uma numa boa sem perder muito espaço. E se vc tiver alguma pratica com madeira, fazer caixa é moleza... Econmiza-se muita grana fazendo uma, fora que vc tem certeza da qualidade do serivço e material utilizado... Depois posto fotos da minha com uns 60L pra vc ter ideia... Nisso vc morre automaticamente num modulo bonzinho... ai foram mais uns R$600 pau, mais ou menos...
Proximo passo, opcional pra quem não importa pra som de alta qualidade, é um kit 2 vias... Melhora d+++ o som, mas o sub pra mim é o primeiro passo. Nisso já vão outros R$350...

Friso eu acho bobagem.... mais por gosto mesmo....

EDIT: Esqueci de mencionar uma coisa sobre rodas:
Existem as originais, FIAT, baratinhas ($$$), e as "paralelas", replicas. Eu não acho que compense as originais, pela diferença astronomica de preço.
As fabricantes de rodas paralelas sào as Noova, Mangels, TSW, etc... Acho que as Noova tem replica da roda do T-Jet 17"... Nisso o pessoal do forum ajuda mais...
Pra vc ter uma ideia... Meu Ka rodou (e ainda roda) com rodas Mangels 15" com pneus 205/50/15 a 5 anos... Quase 80mkm e nunca foram nem desamassadas... Ja as originais do P.Sporting já tào passando da hora de ir desamassar....
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola