Desempenho - Cavalos e torque

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Desempenho - Cavalos e torque

Mensagempor felipeguerra em Qui Mar 21, 2013 02:20

Ae galera, tava fuçando na internet e vi que meu Punto 1.4 tem 85 cavalos e o Onix 1.0 tem 81 cavalos, é isso mesmo?? o Onix 1.0 anda de igual pra igual com um punto 1.4??? vi que o torque do punto é maior, mas nunca entendi muito bem como funciona o torque, alguem pode explicar melhor ?

Punto Attractive Itália - FeliPunto
Bocão, Teto envelopado, 8k no milha, led na placa, led no porta malas, ponteira esportiva.
felipeguerra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Felipe
Punto: Attractive 1.4
Cor: Verde Lagoon
Apelido do Punto: FeliPunto

Re: Desempenho - Cavalos e torque

Mensagempor shadowcps em Qui Mar 21, 2013 08:21

sim, é isso mesmo. o motor 1.4 FIAT, antigo FIRE e atual EVO (só ele recebe essa denominação aqui no país) está em seu limite ou seja, não dá pra tirar muito mais coisas dele o que a FIAT fez no EVO que começou a ser usado pelo novo UNO foi dar uma aliviada no peso de alguns componentes e reduzir atritos internos. Quanto ao torque ele é grosseiramente, a capacidade de transformar a energia linear gerada pelo movimento dos pistões em energia circular transmitida às rodas, para gerar o movimento e isso se traduz em capacidade de realização de trabalho ou seja, força então sim, tem motor 1.0 por aí quase que com a mesma potencia de motor 1.4 porém, como brasileiro sempre se prendeu mais à potência, à cavalaria deixando o torque de lado, as empresas vendem essa ideia quando no fundo, o torque de um motor 1.0 aspirado será menor do que o de um 1.4 aspirado tbem, embora que a potência possa vir a ser a mesma. Dentro da própria GM o novo motor 1.4 tem apenas 4 cv a mais de potência do que o 1.0, mas o torque é maior. É mais ou menos por aí, sem entrar em muitos detalhes técnicos.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor danielcingano em Qui Mar 21, 2013 09:11

Torque é a força real de um motor, é ele que importa. Isso é a parte difícil de se conseguir aumentar em um motor, pois está diretamente ligado a questões físicas de cilindrada, comprimento de biela, curso do virabrequim, entre outras variáveis.
Já potência é a velocidade que essa força(torque) consegue ser executada, conseguindo-se esse número multiplicando o torque x rotação.
O 1.4 evo como o shadow falou melhorou a potência, porém o torque se manteve igual. Esse alivio no peso e melhora no atrito contribuiu para uma maior rotação, aumentando assim a potência.

Um caminhão por exemplo tem baixa potência (CV) porém um alto torque. Já uma motocicleta superesportiva pode até ter mais potência que o caminhão, porém o torque será bem menor. O caminhão puxará uma carga bem maior, porém a motocicleta consegue atingir velocidades maiores.

Resumindo : Torque=força, potência=velocidade

O Onix 1.0 pode até conseguir alcançar uma velocidade parecida com o Punto 1.4, porém em situações onde é necessário força (subida, retomadas) o punto se sairá melhor devido ao maior torque.
Imagem
danielcingano
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Punto: ELX 1.4
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: Stone

Mensagempor shadowcps em Qui Mar 21, 2013 09:33

isso, gostei da complementação. (=D>) (=D>) (=D>)

shadowcps
Moderador
Moderador

Mensagempor renatothiago em Qui Mar 21, 2013 10:30

Putz, danielcingano e shadowcps mandaram super bem! (=D>)
renatothiago
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Renato Thiago
Punto: T-Jet

Mensagempor ochacau em Qui Mar 21, 2013 11:57

Também sou meio leigo no assunto, então me corrijam se eu falar alguma bobagem, um criterio que eu penso ser interessante de se observar é a relação peso potência, que mostra quantos Kg cada Cavalo vai ter que carregar :lol: , dessa forma quanto menos peso cada um carrega, menos vai cansar e consequentemente vai andar mais. Coloquei abaixo alguns dados com a finalidade de comparação e me parece que ja esta passando da hora da fiat colocar um motor 1.4 mais potente, afinal de contas, se compararmos o onix 1.4 com punto 1.4, punto ta perdendo feio.

Chevrolet Onix LT 1.0
Potência 80 cv (A) 78 cv (G) a 6400 rpm
Torque 9,8 kgfm (A) 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
Peso/potência 12,74 kg/cv
Peso 1019 kg

Chevrolet Onix LTZ 1.4
Potência 106 cv (A) 98 cv (G) a 6000 rpm
Torque 13,9 kgfm (A) 13 kgfm (G) a 4800 rpm
Peso/potência 10,07 kg/cv
Peso 1067 kg

Fiat Punto Attractive 1.4 8V (ano 2013)
Potência 88 cv (A) 85 cv (G) a 5750 rpm
Torque 12,5 kgfm (A) 12,4 kgfm (G) a 3500 rpm
Peso/potência 12,97 kg/cv
Peso 1141 kg
ochacau
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor VLA em Qui Mar 21, 2013 12:05

no final das contas o que interessa é a relação peso/potencia e peso/torque.

isso explica pq um mille economy ou um celta vhc tem numeros muito proximos de um punto 1.4 em aceleração e retomada (principalmente aceleracao).

o punto é um carro gordo, pesa quase 1200kg, enquanto um mille economy pesa cerca de 840kg... por isso em alguns testes de revista o 0-100 do mille é menor do que o do punto 1.4 e o punto ainda vai carregar a culpa de beber mais, pois o motor precisa ser maior pra trabalhar igual a um carro leve com motor pequeno... vamos supor um punto 1.4 fazendo aí uma media de 10km/l enquanto um mille faz mais de 13km/l nas mesmas condições.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Punto: Essence 1.6 16V

Mensagempor shadowcps em Qui Mar 21, 2013 12:37

ochacau escreveu:Também sou meio leigo no assunto, então me corrijam se eu falar alguma bobagem, um criterio que eu penso ser interessante de se observar é a relação peso potência, que mostra quantos Kg cada Cavalo vai ter que carregar :lol: , dessa forma quanto menos peso cada um carrega, menos vai cansar e consequentemente vai andar mais. Coloquei abaixo alguns dados com a finalidade de comparação e me parece que ja esta passando da hora da fiat colocar um motor 1.4 mais potente, afinal de contas, se compararmos o onix 1.4 com punto 1.4, punto ta perdendo feio.

Chevrolet Onix LT 1.0
Potência 80 cv (A) 78 cv (G) a 6400 rpm
Torque 9,8 kgfm (A) 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
Peso/potência 12,74 kg/cv
Peso 1019 kg

Chevrolet Onix LTZ 1.4
Potência 106 cv (A) 98 cv (G) a 6000 rpm
Torque 13,9 kgfm (A) 13 kgfm (G) a 4800 rpm
Peso/potência 10,07 kg/cv
Peso 1067 kg

Fiat Punto Attractive 1.4 8V (ano 2013)
Potência 88 cv (A) 85 cv (G) a 5750 rpm
Torque 12,5 kgfm (A) 12,4 kgfm (G) a 3500 rpm
Peso/potência 12,97 kg/cv
Peso 1141 kg

perfeita a análise ! (=D>) (=D>) (=D>) e é por isso que o 147 com motor 1300 e seus 800 kg deixa punto 1.4 para trás em arrancada e distancias curtas, conforme vídeo postado aqui de um tira teima feito com meu 147 contra 1.4 há mais de 2 anos atras. Infelizmente brasileiro só se prende a um único fator: potência ou cavalaria e por isso, mecânicos e fábricas usam essa idéia incompleta e tiram proveito dela.

shadowcps
Moderador
Moderador

Mensagempor Daniellb6 em Ter Jun 18, 2013 12:37

Li que vc conseguiu aumentar a potencia de seu punto. O meu é 1.4 2010/2011 atractive. Consigo aumentar a do meu? Como? Sou de Maceió-Al. Se souber de alguém daqui que realiza me fala!(daniellb6@hotmail.com), obrigado.
Daniellb6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Daniel
Punto: Attractive 1.4
Cor: Outra
Apelido do Punto: curva

Voltar para Dúvidas