Qual a opnião: usar ou não flush na limpeza do motor

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Qual a opnião: usar ou não flush na limpeza do motor

Mensagempor borghi em Sex Set 14, 2012 22:59

Olá a todos.

Andei pesquisando sobre a utilização de Flush para a limpeza de motor e cheguei a seguinte conclusão:
O grande problema está relacionado a liberação da sujeira (borra) que é desprendida do motor com a utilização do Flush e poderá ficar armazenada na tampa do cárter, podendo assim causar um entopimento do pescador e consequentemente fundir o motor por falta de lubricação.
Qual a solução que cheguei então:
Utilizarei o Flush (amanhã) por cerca de 15 minutos misturado no óleo velho do carro. Após o procedimento, retirarei a tampa do cárter e o pescador e retirarei o excesso de sujeira desprendida do motor e farei uma limpeza 100% em ambas as peças. Dessa maneira toda a sujeira liberada será retirada do motor, evitando assim qualquer risco de entupimento e permanecerei com um motor limpinho.

Obs: Na minha opnião, não recomendo fazer esse tipo de procedimento em motores que estejam limpos(sem borras), pois se o óleo for trocado dentro dos prazos e na região que vc mora existir gasolina de qualidade, o seu motor nunca terá borras, pois os óleos já apresentam detergentes em sua composição, alguns mais e outros menos. Só estou fazendo esse procedimento,pois comprei meu Punto no dia de hj e apresenta um ´´pouco´´ de borra no motor. Em casos extremos de borras o mais recomendado será a abertura do motor e sua limpeza por completo

Espero não ter falado besteiras e gostaria da opnião de todos.

Um abraço.
Borghi

borghi
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Maurício
Punto: Sporting
Cor: Não Tenho

Re: Qual a opnião: usar ou não flush na limpeza do motor

Mensagempor Febezza em Sáb Set 15, 2012 20:56

Receita básica: Troca de óleo a cada 6 meses independente de quantos km rodou e procurar ao máximo gasolina de qualidade, abastecer no mesmo posto e tals.

Esses flush são tipo solventes, podendo prejudicar algum tipo de vedação, coisas dos gênero.

A mesma coisa seria com aqueles aditivos de gasolina, pra uma limpeza mesmo de bico injetor é só limpando na máquina própria para isso.
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Punto: T-Jet
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Ice Rocket

Mensagempor borghi em Sáb Set 15, 2012 22:02

Vamos lá...
Hj realizei a limpeza do motor com Flush. Primeiramente acrescentamos o produto e dexamos o carro funcionando por 15 minutos.
Logo após, com o motor ainda quente, retiramos o óleo antigo. Depois de escoado todo óleo, foi retirado a tampa de cárter (para retirar as borras desprendidas da parede do motor) e o pescador para limpeza da telinha. No caso do meu motor, quase não apresentava borras. Aparecia apenas na tampa do óleo e na tampa do motor.
Seguem as fotos:

Foto na hora da retirada da tampa do cárter e do pescador. Pode reparar que não apresentava borra acumulada
Imagem

Tampa de cárter após uma limpeza geral
Imagem

Pescador após limpeza da telinha.
Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
borghi
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor borghi em Sáb Set 15, 2012 22:06

Febezza escreveu:Receita básica: Troca de óleo a cada 6 meses independente de quantos km rodou e procurar ao máximo gasolina de qualidade, abastecer no mesmo posto e tals.

Esses flush são tipo solventes, podendo prejudicar algum tipo de vedação, coisas dos gênero.

A mesma coisa seria com aqueles aditivos de gasolina, pra uma limpeza mesmo de bico injetor é só limpando na máquina própria para isso.

Concordo plenamente com vc.Só realizei esse procedimento, pois acabei de comprar o carro usado e apresentava borra na tampa de óleo e motor. Queria deixá-lo bem limpo para,a partir de agora, fazer as trocas dentro da prazo citado e tentar utilizar gasolina de procedência. com certeza, realizando essas duas condutas, não aparecerão borras no motor.

Abraço.
borghi
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor Ferranda em Sáb Set 15, 2012 23:02

Mauricio...
Perfeito, Trocar o oleo na Km recomendada e utilizar combustiveis de qualidade são o melhor "remedio"
Porem é sempre bom lembrar que o ideal é a troca de oleo e filtro a cada 7.500kms.
Como vce comprou o carro usado, nunca se sabe dos cuidados do ultimo / ultimos proprietarios.
O melhor é se precaver.
Pessoalmente não uso o flush, pois acaba "afinando" o oleo em demasia, dando uma castigada em bronzinas e etc.
Vale o aviso de não rodar com o veiculo quando estiver fazendo o procedimento de "flush"
Percebi que vce tem conhecimento, mais o aviso serve para todos os colegas.
(>:D<)
Imagem
Ferranda
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Ferranda
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Black Hawk

Mensagempor borghi em Dom Set 16, 2012 17:08

Ferranda escreveu:Mauricio...
Perfeito, Trocar o oleo na Km recomendada e utilizar combustiveis de qualidade são o melhor "remedio"
Porem é sempre bom lembrar que o ideal é a troca de oleo e filtro a cada 7.500kms.
Como vce comprou o carro usado, nunca se sabe dos cuidados do ultimo / ultimos proprietarios.
O melhor é se precaver.
Pessoalmente não uso o flush, pois acaba "afinando" o oleo em demasia, dando uma castigada em bronzinas e etc.
Vale o aviso de não rodar com o veiculo quando estiver fazendo o procedimento de "flush"
Percebi que vce tem conhecimento, mais o aviso serve para todos os colegas.

´Fernanda, é isso ai...
Agora coloco um MILITEC e está tudo certo.
Abraço.
borghi
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor Febezza em Dom Set 16, 2012 23:47

Acho que não só no seu caso, mas de outros de ao comprar um carro com uma determinada quilometragem e apresentando borras, é viável fazer o uso do flush em seguida de uma limpeza correta.

Agora o uso do flush em empurroterapia ou com Km baixas é uma total besteira.

Sobre o MILITEC, já vi gente falando no youtube que é balela, que nem nos EUA conhecem esse produto.
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Ice Rocket

Mensagempor Ferranda em Seg Set 17, 2012 08:54

Realmente nos EUA não existe....
Sinceramente, já usei e não percebi diferença nenhuma.
Tecnicamente o Molicote (Bisulfeto de molibidenio) é o unico com historico de longa data e com uma fabricante de oleos e graxas (Lumobras).
Já o Bardahl, aumenta a viscosidade do oleo a frio, demorando mais pra subir na primeira partida.
Porem, não acredito que o uso de Militec faça mal, só que é um placebo caro !

Imagem
Ferranda
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Ferranda
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Black Hawk

Mensagempor vitfaqui em Seg Set 17, 2012 10:20

Bom Dia Galera,

Não recomendo o uso de Flush de maneira alguma não tem a necessidade do mesmo, se o seu motor estiver com muita borra só vai piorar o correto é abrir e fazer a limpeza geral mesmo não tem por onde correr, agora se o seu motor estiver com pouca borra é simples troca o oleo umas 3x seguida com 1000km rodados vai gastar um pouco mais de dinheiro mais vai ficar tranquilo, fiz no meu ex-stilo 16v que estava com um pouco de borra a troca a cada 2 mil km e tive um resultado fantastico a vira ficou até brilhando cor de ouro rsrs...
Vai ai a dica...

Agora se quiser usar algo bom vai de Molicote esse sim eu vi resultado e uma grande diferença no caso num Gol Ap 1.6 Alcool 1988, motor rodou 700 mil km e foi refeito agora total 100% com peças originais VW aquele ruidinho de pastilhas de valvula batendo sumiu por completo com o uso do Molicote e também motor rodando bem mais liso foi nitida a diferença recomendo.
Abraços...
vitfaqui
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Vitor
Cor: Amarelo Indianápolis

Mensagempor borghi em Seg Set 17, 2012 12:10

Febezza escreveu:Acho que não só no seu caso, mas de outros de ao comprar um carro com uma determinada quilometragem e apresentando borras, é viável fazer o uso do flush em seguida de uma limpeza correta.

Agora o uso do flush em empurroterapia ou com Km baixas é uma total besteira.

Sobre o MILITEC, já vi gente falando no youtube que é balela, que nem nos EUA conhecem esse produto.

Segue um estudo realizado nos Eua sobre Militec:

http://pt.scribd.com/mobile/doc/36092356

O estudo foi positivo.
Abraço.
borghi
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo

Voltar para Dúvidas