Procedimentos para rebaixar o carro de forma legalizada!

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Procedimentos para rebaixar o carro de forma legalizada!

por socket » Seg Set 29, 2008 3:31 pm

Visto que é dúvida de muitos usuários aqui do fórum, resolvi escrever em detalhes como deve ser feita a legalização de carro rebaixado.

Legalização de carro rebaixado:

Requisitos:
- Não pode usar suspensão regulável (rosca e ar);
- Não pode cortar ou esquentar as molas originais;
- Não pode usar molas de outros modelos de carros;
- É apenas permitida suspensão fixa (molas esportivas ou amortecedores preparados) de fabricação própria para o carro;
- É necessário ter a nota fiscal das molas/amortecedores e também do serviço da troca de molas;
- A altura final do carro, após rebaixado (medida do farol dianteiro até o chão), não pode ser inferior a 48cm.

Procedimentos:
- Com o carro em seu estado original, dirigir-se a um DETRAN mais próximo e pedir autorização pra rebaixar. Será feita uma vistoria e cobrada uma taxa;
- Após a autorização ter sido concedida, ir até a uma loja de suspensões para realizar a troca das molas/amortecedores. Exigir nota fiscal e não esquecer de fazer o alinhamento da direção;
- Em seguida, de posse da autorização e da nota fiscal do serviço e também das molas, dirigir-se a um local do INMETRO para que sejam aferidos os testes com o carro rebaixado. É cobrada uma taxa para este teste (gira em torno de R$170 a R$250, dependendo do local). Após o teste, será emitido um laudo aprovando ou não a nova suspensão. Para descobrir onde se localiza um INMETRO mais próximo, basta acessar o site: http://www.inmetro.gov.br/organismos/co ... deracao=-- e escolher o ESTADO em que reside. Com isso, surgirá uma lista de todas as oficinas credenciadas para realizar o teste da suspensão.
- Após o laudo emitido e aprovado, e de posse das notas fiscais, então finalmente dirigir-se ao detran para uma nova vistoria e assim a emissão de um novo documento constando a nova altura do veículo.

A partir daí o carro estará homologado e poderá rodar sem risco de multa.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Procedimentos para rebaixar o carro de forma legalizada!

por socket » Seg Set 29, 2008 4:18 pm

valmir escreveu:boa socket!
tá pesquisando já é? :D

Já fui atrás disso...
Na sexta-feira passada passei a tarde "INDO E VINDO" pra saber como é... :)

O custo total deve ser em torno de R$350 + as molas!

Aqui em Natal:
Primeira vistoria custa R$24
Rebaixar R$60
Teste do Inmetro R$170
Emissão de novo documento (não sei ainda, esqueci de perguntar no dia)... mas deve ser uns R$100...
E pronto...

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por socket » Seg Set 29, 2008 4:23 pm

Aqui no site do Detran de Natal:

1.7 - Mudança de Caracteristicas de Veículo R$80,00
1.28 - Vistoria em Veículo Realizada nas dependências do DETRAN/RN R$24,00

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por SamerBah » Seg Set 29, 2008 5:39 pm

Ótimo socket! :)

Mas te perguntar uma coisa: é bem fácil deles encrencarem e simplismente dizeram "não" pra o indivíduo e pronto? Visto que, depois de feito o "primeiro pedido", com certeza fica algo registrado em algum tipo de sistema, daí, se o cara for pedir a primeira autorização no DETRAN para modificar o carro e o órgão vetar a tal, ele não deixaria mais, mesmo que o cara voltasse, pois já há um registro de pedido e negação...

Tem coerencia isso? Ou eu não sei de nada mesmo? xD

Sei lá, vamos supor que o cara faça o pedido para rebaixar o carro e leve um não, daí pronto, o nome já tá "sujo", só quando trocar de carro :S

Tem na legislação algo que possa servir de defesa do proprietário do veículo? Digo, não algo abrangente, algo bem claro e específico que diga que o DETRAN deve conceder a permissão e cabe ao INMETRO dar o veredito?

Valeu :mrgreen:
Imagem

Não, eu não tenho um carro. :'(
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por socket » Seg Set 29, 2008 9:47 pm

SamerBah escreveu:Ótimo socket! :)

Mas te perguntar uma coisa: é bem fácil deles encrencarem e simplismente dizeram "não" pra o indivíduo e pronto? Visto que, depois de feito o "primeiro pedido", com certeza fica algo registrado em algum tipo de sistema, daí, se o cara for pedir a primeira autorização no DETRAN para modificar o carro e o órgão vetar a tal, ele não deixaria mais, mesmo que o cara voltasse, pois já há um registro de pedido e negação...

Tem coerencia isso? Ou eu não sei de nada mesmo? xD

Sei lá, vamos supor que o cara faça o pedido para rebaixar o carro e leve um não, daí pronto, o nome já tá "sujo", só quando trocar de carro :S

Tem na legislação algo que possa servir de defesa do proprietário do veículo? Digo, não algo abrangente, algo bem claro e específico que diga que o DETRAN deve conceder a permissão e cabe ao INMETRO dar o veredito?

Valeu :mrgreen:

Nesse caro eu realmente não saberia te informar...
Não vejo motivos pra negarem...
O que mais pode encrencar é o INMETRO... pois se seu carro pular um pouquinho fora... já pode ser reprovado!

No DETRAN não vejo motivos pra não autorizarem!
É lei e pronto!

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por BART » Sáb Out 04, 2008 10:52 am

Socket então as molas do JJ não se adequam ao procedimento??
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por cpilo » Sáb Out 04, 2008 7:16 pm

Mas a maioria das seguradoras dao pau, certo? Daí, se muda o doc, nao tem jeito nem de trocar as molas em caso de algum acidente que necessite de vistoria do seguro, nao é isso? o que é melhor entao, manter do jeito que sempre fiz (rebaixar na coragem, ficar quietinho e contar com a sorte - tive 3 carros rebaixados tipo 4,5cm e nunca me encheram o saco em blitz aqui em BH - ou legalizer e ter problema com o seguro? o meu é Itau e ainda nao pode, segundo o meu corretor...Eu tava pensando em JJs -4,0cm para depois que a minha garantia Fiat acabasse, sem legalizar mesmo... o que acham?
abs!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por socket » Dom Out 05, 2008 1:37 am

BART escreveu:Socket então as molas do JJ não se adequam ao procedimento??

Por que não? Se as molas são fabricadas especificamente pro carro, não tem erro. Basta ter a nota fiscal.

cpilo escreveu:Mas a maioria das seguradoras dao pau, certo? Daí, se muda o doc, nao tem jeito nem de trocar as molas em caso de algum acidente que necessite de vistoria do seguro, nao é isso? o que é melhor entao, manter do jeito que sempre fiz (rebaixar na coragem, ficar quietinho e contar com a sorte - tive 3 carros rebaixados tipo 4,5cm e nunca me encheram o saco em blitz aqui em BH - ou legalizer e ter problema com o seguro? o meu é Itau e ainda nao pode, segundo o meu corretor...Eu tava pensando em JJs -4,0cm para depois que a minha garantia Fiat acabasse, sem legalizar mesmo... o que acham?
abs!

Até o momento sei que o BB Seguros aceita carro rebaixado e legalizado.
E meu corretor já disse que se eu legalizar, a seguradora cobre. É tudo uma questão de acerto na hora de fazer a apólice!

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por JERON » Dom Out 05, 2008 12:01 pm

logo estao liberando isso nas seguradoras, porem acredito que vao fazer uma clausula.
"se for constatado impericia e ou que a suspensao provocou acidente o seguro nao sera coberto"
e para furto e envolvimento em acidentes sem culpa estarao cobertos.
FOCUS 2.0 GHIA 06 + KA XR 1.6 07
Velha Guarda
Velha Guarda

por BART » Dom Out 05, 2008 7:05 pm

Mas as JJ não são "esquentadas"??
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo