Amaciando o motor O Km
Amaciando o motor O Km
Vi em algumas reportagens que depois da revolução tecnológica que tivemos do ano 2000 em diante não é mais necessário de se fazer o amaciamento do motor devido ao fato de ele já vir "sentado", de fábrica por ser montado e construído com ferramentas muito precisas. E que é bom apenas não abusar do giro nos primeiros 1.000Km.
No entanto gostaria de saber a opinião dos amigos do Forum sobre o assunto.
Como usar o carro 0Km nestes primeiros 1.000Km? Devemos forçá-lo ou poupá-lo? Faz diferença abusar do giro durante esse período para que o carro responda melhor no futuro?
No entanto gostaria de saber a opinião dos amigos do Forum sobre o assunto.
Como usar o carro 0Km nestes primeiros 1.000Km? Devemos forçá-lo ou poupá-lo? Faz diferença abusar do giro durante esse período para que o carro responda melhor no futuro?
- Roda dura de Auto Escola
Re: AMACIANDO O MOTOR 0KM
Amigo, mesmo com todas estas evoluções eu faço da seguinte forma :
1 - Antes dos 1000km eu não estico as marchas e evito passar de 3000 mil rpms, porém nunca ando a velocidade constante ( deve variar a rotação sempre respeitando os 3000 mil como limite).
2 - Depois dos 1000km até os 5000km eu passo dos 3000mil rpms , porém sempre evito andar com velocidade ( rotação) constante.
3 - Troco óleo e filtro com 5000km e depois sigo o plano de manutenção para serviço pesado.
Abcs
1 - Antes dos 1000km eu não estico as marchas e evito passar de 3000 mil rpms, porém nunca ando a velocidade constante ( deve variar a rotação sempre respeitando os 3000 mil como limite).
2 - Depois dos 1000km até os 5000km eu passo dos 3000mil rpms , porém sempre evito andar com velocidade ( rotação) constante.
3 - Troco óleo e filtro com 5000km e depois sigo o plano de manutenção para serviço pesado.
Abcs
- Piloto de Autorama
Re: AMACIANDO O MOTOR 0KM
eu nao acreditava nessa historia de amaciamento, até comprar o etorq... .porém amaciamento pra mim é pegar uma estrada em velocidade constante por um determinado tempo, nao precisa esgoelar o motor ou cortar o giro (o meu mesmo eu nunca cortei giro até hoje).
o motor zero km era bem amarrado em baixa, "reclamava" numa rampa em 2ª marcha com ac ligado q eu tenho q fazer em baixa velocidade perto de casa.
aos 700km precisei fazer uma viagem e rodei 530km ida + 530km volta e o carro voltou outro... e nem abusei na estrada, só rodando entre 110-130 qdo possivel e um pico de 170-180 numa ultrapassagem só pra sentir o potencial.... quando voltei pra casa o carro chegou outro... subia a mesma rampa q citei brincando.
depois de uns 5000km fiz outra viagem, de uns 750km ida + 750km volta, e o carro voltou melhor ainda.
o motor zero km era bem amarrado em baixa, "reclamava" numa rampa em 2ª marcha com ac ligado q eu tenho q fazer em baixa velocidade perto de casa.
aos 700km precisei fazer uma viagem e rodei 530km ida + 530km volta e o carro voltou outro... e nem abusei na estrada, só rodando entre 110-130 qdo possivel e um pico de 170-180 numa ultrapassagem só pra sentir o potencial.... quando voltei pra casa o carro chegou outro... subia a mesma rampa q citei brincando.
depois de uns 5000km fiz outra viagem, de uns 750km ida + 750km volta, e o carro voltou melhor ainda.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Amaciando o motor O Km
exatamente VLA... meu caso foi a mesma coisa, por amis que digam que nao existe mais o amaciamento, o meu só mudou depois que desci para o litoral, peguei umas 5 horas de viagem, mudou o carro completamente
Legal, estou gostando das dicas, e é bom saber porque as vezes acabamos ouvindo muitos absurdos quanto a isso.
Já no primeiro dia que peguei o Siena estiquei a 2a marcha até próximo da faixa vermelha do conta-giros, foi só o que fiz de diferente do Alex, acho a melhor forma de amaciar.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Hehehehe, gostei de ver.
Os Engenheiros dizem que não há problemas, o motor pode ser usado normalmente, e que o conjunto se desprende (diminui o atrito) depois de 1.000 a 3.000 km, tendo um "auge" de desempenho que dependendo do uso pode ser até os 60.00km, depois deste pico ele começa a perder a performance até o final de sua vida útil.
Os Engenheiros dizem que não há problemas, o motor pode ser usado normalmente, e que o conjunto se desprende (diminui o atrito) depois de 1.000 a 3.000 km, tendo um "auge" de desempenho que dependendo do uso pode ser até os 60.00km, depois deste pico ele começa a perder a performance até o final de sua vida útil.
Quero ver quem anda de motor 1.4 andar com 3mil km de limite de giro numa subida ou em uma ultrapassagem
Todos carros q comprei zero km foi amaciado no pé, e todos os atuais donos dizem q o carro anda muito, desde um uninho fire 2003 ate esse ultimo uno sporting 1.4.
Agora to de 1.8, esse eh sem noção, não precisa acelerar pra andar, to ate cabreiro de o carro não ficar "bão" pra andar
, mas to curtindo muito, uma tocada muito suave dentro da cidade sem subir giro etc.
Abraço.

Todos carros q comprei zero km foi amaciado no pé, e todos os atuais donos dizem q o carro anda muito, desde um uninho fire 2003 ate esse ultimo uno sporting 1.4.
Agora to de 1.8, esse eh sem noção, não precisa acelerar pra andar, to ate cabreiro de o carro não ficar "bão" pra andar

Abraço.
- Piloto de Autorama
respeite os primeiros 1000 km depois, pegue uma estradinha, enfie o pé na jaca variando um pouco o regime de rotações do motor e seja feliz. o meu está com 8500 km e ainda ontem fiz um bate-e-volta Paulínia-Sto André-Paulínia. Na ida mantendo os limites de velocidade das estradas, tanque com 1/4 de etanol e o resto, gasolina, ac ligado e média de 13,2 km/l (bandeirantes limite = 120 km/h). Na volta, devido ao cansaço, umas esticadinhas a mais básicas e, nessas condições, a média caiu para míseros 12,9 km/l, gastando no total 3/8 de tanque ou seja, 1/4 + 1/8 - saída com tanque cheio, retornando ao ninho da águia com mais de 1/2 tanque. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Olha....o T-Jet nos primeiros 1.000km eu não passei de 3mil rotações....depois disso, dei uma esticadinhas até 5.500rpm e hoje o carro está com 10mil; cheguei umas duas vezes no corte à 6500rpm...até porque falta pista para amaciar no limite de giro
O motor nos primeiros meses era muito preso até 2.000rpm..hoje já melhorou bastante para sair de um quebra-molas em 2a marcha, subir rampas e etc...não dá para notar o motor preso acima disso porque ele é ''fortinho''. Agora vamos ver como fica depois da primeira troca de óleo e filtro!

O motor nos primeiros meses era muito preso até 2.000rpm..hoje já melhorou bastante para sair de um quebra-molas em 2a marcha, subir rampas e etc...não dá para notar o motor preso acima disso porque ele é ''fortinho''. Agora vamos ver como fica depois da primeira troca de óleo e filtro!