Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Você sabe a diferença entre "recall" e "campanha" ? ???

a) são a mesma coisa.
7
7%
b) o "recall" é um nome bonito para "campanha".
9
8%
c) "Campanha" é um nome italiano para "recall".
5
5%
d) "Campanha" é uma ação feita pela fábrica, na moita, e sem o devido acompanhamento dos órgãos de defesa do consumidor. "Recall" é um procedimento público, de convocação ostensiva dos consumidores para a solução de um defeito reconhecido e com o acompanhamento dos órgão de defesa do consumidor.
85
80%

Total de votos : 106

Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!

por Leonardo-BH1 » Qui Jan 14, 2010 10:40 am

Esses problemas do potenciômetro e do "corpo de borboleta" precisam ser reconhecidos como recall. A Fiat enrola seus consumidores escondendo este defeito e tratando o o problema como uma "campanha".

Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"

Só que o problema é mais amplo do que o potenciômetro. Meu carro, assim que encerrou a garantia, e com apenas 22.000 Km, teve de trocar o "corpo de borboleta" (antigo carburador) que "quebrou" segundo a concessionária Strada de BH/MG. (Antes tentaram me empurar uma limpeza dos bicos injetores por R$ 250,oo) Valor do reparo: R$ 1.500,oo.

Esse sistema de injeção dos motores 1.8 não vale nada. Se a Fiat fosse séria, fazia um recall e trocava o conjunto de injeção inteiro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!

por prador » Qui Jan 14, 2010 2:05 pm

que nada tem é que trocar o Motor!!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por savf » Sex Jan 15, 2010 6:40 pm

o meu 1.8 teve problema com a borboleta tb! troquei a peça toda, foi 250 reais.. mas ate descobrir o problema foi muita dor de cabeça!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por paulobf » Qui Jan 21, 2010 4:21 pm

[quote="Leonardo-BH1"]Esses problemas do potenciômetro e do "corpo de borboleta" precisam ser reconhecidos como recall. A Fiat enrola seus consumidores escondendo este defeito e tratando o o problema como uma "campanha".

Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"

Nao sei se entendi bem, mas por acaso estao fazendo a troca da peca de graca, mesmo fora da garantia?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por marcelsovi » Qui Jan 21, 2010 8:34 pm

Sim, levei o meu pra revisao, ja fora da garantia e o atendente informou que seria feito o reparo gratuito.
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Enoque » Sex Jan 22, 2010 7:33 am

O meu tb foi trocado todo o corpo da borboleta, fora da garantia e não cobraram nada.
PUNTO HLX 1.8 2008/2009 - Preto Vesúvio

Alarme|Rodas Sporting 15'|Ar-condicionado automático digital|Vidros elétricos traseiros|Rádio CD Player com MP3 e RDS integrado ao painel|Volante em couro com comandos do rádio|Engate|Bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Sex Jan 22, 2010 9:07 am

o pior é que nem a fiat sabe qual a real causa do problema.... tá cheio de gente que trocou o corpo de borboleta e o problema voltou depois de um tempo... em outros casos trocaram o chicote, o potenciometro, um sensor do acelerador eletronico, e o problema sempre volta depois de um tempo.

to falando isso em relacao a todos os 1.8 8v fpt da fiat... desde os primeiros palios 1.8 esse problema existe, é só ver em outros clubes como o cpt.

é uma das coisas que me tira o tesão de comprar um fiat com o motor 1.8 :(
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Neunelfer » Sáb Jan 23, 2010 9:47 am

Meu Punto Sporting 2008 já trocou a arruela do suporte do potenciometro na garantia, há 7 meses. Estava com aprox. 15000km.
Há um mês (aos 24000km), voltei a observar falhas em baixa rotação, geralmente na estrada, como da 1a vez. Pensei: potenciometro de novo...
Há 3 dias, meu carro simplesmente perdeu a aceleração no anel rodoviario em BH, não respondia ao acelerador. Ao dar partida, morria após alguns segundos (bastava tirar o pé do acelerador).
Chamei o reboque, mandei pra Tecar (BH), onde comprei o carro. Chegando lá o carro deu partida normalmente, mas a luz da injeção estava acesa.

Acabei de receber o diagnóstico: problema no corpo da borboleta. Tem que trocar, por 1200 reais.

Como já sabia desse problema (graças a esse forum), questionei se o problema não seria novamente o potenciometro, citei inclusive os casos de troca gratuita relatados acima... o chefe da oficina me disse que o potenciometro nao dá esse tipo de problema relatado, mas tb disse que não tinha visto meu carro ligado (como assim???), e entâo falou que ia observar novamente e retornar...
É claro que se eu tivesse autorizado a troca já estava 1200 reais mais pobre!!
Perguntei pro atendente se vou ter que ficar trocando esta peça de 6 em 6 meses... assim fica difícil!
Ainda estou aguardando resposta da Tecar...

Pra não ficar só criticando a Tecar, há cerca de 2 meses, pouco após o término da garantia, o Skydome estragou. Orçamento: 3000 reais. Me cobraram só a mão de obra, de 500 reais.

Estou adorando o Punto. Adoro o design, o interior, a estabilidade e principalmente o Skydome. Mas esses pequenos problemas desanimam. Antes dele, já tive 3 Ford (Ka 1.0, 1.6, e Focus), e com 2 deles, rodei mais de 100 000 Km, sem maiores problemas, só manutenção.
Como infelizmente compro carro mais com paixão do que com razão, compraria o Punto novamente (por enquanto)... Melhor começar a economizar pro próximo potenciometro... :cry:
Mas se alguém me pedir um conselho (racional) sobre comprar um Punto hoje, eu responderia: vá na Ford e compre um Focus.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Neunelfer » Qua Jan 27, 2010 1:59 pm

Hoje recebi a resposta da Tecar. Vão trocar o corpo da borboleta "em cortesia". A atendente disse que eu dei sorte... Sorte seria um motor que não desse defeito a cada 10000 Km... (X()

Não tive que brigar com nínguém pra conseguir não. Mas tive que ligar para o SAC da FIAT (08007071000) e daí eles entraram em contato com a concessionária.
Se não fosse pelas informações deste forum provavelmente teria pago o conserto...

A atendente do SAC me disse que "alguns 1.8" estavam tendo problemas na injeção, mas que "a maioria dos casos era por combustível adulterado". Sei... :roll:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por agvedotti » Qua Jan 27, 2010 7:19 pm

Tive esse problema meses atrás, levei na fiat e foi trocado o potenciômetro, o carro parecia que pipocava em baixa rotação... Depois da troca ficou tudo bem!
Mas... após a primeira revisão ele começou a dar uns problemas em alta rotação, por exemplo: quando eu 'preciso' do carro, para uma ultrapassagem, dar uma forçada no motor... ele parece que engasga, acende a luz no painel e já era, o acelerador não responde mais... Só volta a funcionar desligando e ligando o carro... Os sintomas agora são diferentes de antes... Alguém já teve algo parecido? Será problema de injeção? Filtro de combustível?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo