Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Esses problemas do potenciômetro e do "corpo de borboleta" precisam ser reconhecidos como recall. A Fiat enrola seus consumidores escondendo este defeito e tratando o o problema como uma "campanha".
Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"
Só que o problema é mais amplo do que o potenciômetro. Meu carro, assim que encerrou a garantia, e com apenas 22.000 Km, teve de trocar o "corpo de borboleta" (antigo carburador) que "quebrou" segundo a concessionária Strada de BH/MG. (Antes tentaram me empurar uma limpeza dos bicos injetores por R$ 250,oo) Valor do reparo: R$ 1.500,oo.
Esse sistema de injeção dos motores 1.8 não vale nada. Se a Fiat fosse séria, fazia um recall e trocava o conjunto de injeção inteiro.
Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"
Só que o problema é mais amplo do que o potenciômetro. Meu carro, assim que encerrou a garantia, e com apenas 22.000 Km, teve de trocar o "corpo de borboleta" (antigo carburador) que "quebrou" segundo a concessionária Strada de BH/MG. (Antes tentaram me empurar uma limpeza dos bicos injetores por R$ 250,oo) Valor do reparo: R$ 1.500,oo.
Esse sistema de injeção dos motores 1.8 não vale nada. Se a Fiat fosse séria, fazia um recall e trocava o conjunto de injeção inteiro.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qui Jan 14, 2010 9:33 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
que nada tem é que trocar o Motor!!!!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 148
- Registrado em: Dom Ago 23, 2009 11:32 am
- Localização: Campinas
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
o meu 1.8 teve problema com a borboleta tb! troquei a peça toda, foi 250 reais.. mas ate descobrir o problema foi muita dor de cabeça!
Xenon 8K / Trio EROS
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7816
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7816
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 156
- Registrado em: Qui Ago 28, 2008 2:49 am
- Localização: Aracaju-SE
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
[quote="Leonardo-BH1"]Esses problemas do potenciômetro e do "corpo de borboleta" precisam ser reconhecidos como recall. A Fiat enrola seus consumidores escondendo este defeito e tratando o o problema como uma "campanha".
Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"
Nao sei se entendi bem, mas por acaso estao fazendo a troca da peca de graca, mesmo fora da garantia?
Você vai à concessionária e eles te falam que o trocaram a peça para vocês "de graça" porque a Fiat está com uma "Campanha". Os bobos ainda pensam: "Puxa vida, como a Fiat é bacana!"
Nao sei se entendi bem, mas por acaso estao fazendo a troca da peca de graca, mesmo fora da garantia?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 12:00 pm
- Localização: Sao Paulo
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Sim, levei o meu pra revisao, ja fora da garantia e o atendente informou que seria feito o reparo gratuito.
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1152
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 12:39 am
- Localização: Campo Largo
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
O meu tb foi trocado todo o corpo da borboleta, fora da garantia e não cobraram nada.
PUNTO HLX 1.8 2008/2009 - Preto Vesúvio
Alarme|Rodas Sporting 15'|Ar-condicionado automático digital|Vidros elétricos traseiros|Rádio CD Player com MP3 e RDS integrado ao painel|Volante em couro com comandos do rádio|Engate|Bancos em couro
Alarme|Rodas Sporting 15'|Ar-condicionado automático digital|Vidros elétricos traseiros|Rádio CD Player com MP3 e RDS integrado ao painel|Volante em couro com comandos do rádio|Engate|Bancos em couro
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
o pior é que nem a fiat sabe qual a real causa do problema.... tá cheio de gente que trocou o corpo de borboleta e o problema voltou depois de um tempo... em outros casos trocaram o chicote, o potenciometro, um sensor do acelerador eletronico, e o problema sempre volta depois de um tempo.
to falando isso em relacao a todos os 1.8 8v fpt da fiat... desde os primeiros palios 1.8 esse problema existe, é só ver em outros clubes como o cpt.
é uma das coisas que me tira o tesão de comprar um fiat com o motor 1.8
to falando isso em relacao a todos os 1.8 8v fpt da fiat... desde os primeiros palios 1.8 esse problema existe, é só ver em outros clubes como o cpt.
é uma das coisas que me tira o tesão de comprar um fiat com o motor 1.8

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Meu Punto Sporting 2008 já trocou a arruela do suporte do potenciometro na garantia, há 7 meses. Estava com aprox. 15000km.
Há um mês (aos 24000km), voltei a observar falhas em baixa rotação, geralmente na estrada, como da 1a vez. Pensei: potenciometro de novo...
Há 3 dias, meu carro simplesmente perdeu a aceleração no anel rodoviario em BH, não respondia ao acelerador. Ao dar partida, morria após alguns segundos (bastava tirar o pé do acelerador).
Chamei o reboque, mandei pra Tecar (BH), onde comprei o carro. Chegando lá o carro deu partida normalmente, mas a luz da injeção estava acesa.
Acabei de receber o diagnóstico: problema no corpo da borboleta. Tem que trocar, por 1200 reais.
Como já sabia desse problema (graças a esse forum), questionei se o problema não seria novamente o potenciometro, citei inclusive os casos de troca gratuita relatados acima... o chefe da oficina me disse que o potenciometro nao dá esse tipo de problema relatado, mas tb disse que não tinha visto meu carro ligado (como assim???), e entâo falou que ia observar novamente e retornar...
É claro que se eu tivesse autorizado a troca já estava 1200 reais mais pobre!!
Perguntei pro atendente se vou ter que ficar trocando esta peça de 6 em 6 meses... assim fica difícil!
Ainda estou aguardando resposta da Tecar...
Pra não ficar só criticando a Tecar, há cerca de 2 meses, pouco após o término da garantia, o Skydome estragou. Orçamento: 3000 reais. Me cobraram só a mão de obra, de 500 reais.
Estou adorando o Punto. Adoro o design, o interior, a estabilidade e principalmente o Skydome. Mas esses pequenos problemas desanimam. Antes dele, já tive 3 Ford (Ka 1.0, 1.6, e Focus), e com 2 deles, rodei mais de 100 000 Km, sem maiores problemas, só manutenção.
Como infelizmente compro carro mais com paixão do que com razão, compraria o Punto novamente (por enquanto)... Melhor começar a economizar pro próximo potenciometro...
Mas se alguém me pedir um conselho (racional) sobre comprar um Punto hoje, eu responderia: vá na Ford e compre um Focus.
Há um mês (aos 24000km), voltei a observar falhas em baixa rotação, geralmente na estrada, como da 1a vez. Pensei: potenciometro de novo...
Há 3 dias, meu carro simplesmente perdeu a aceleração no anel rodoviario em BH, não respondia ao acelerador. Ao dar partida, morria após alguns segundos (bastava tirar o pé do acelerador).
Chamei o reboque, mandei pra Tecar (BH), onde comprei o carro. Chegando lá o carro deu partida normalmente, mas a luz da injeção estava acesa.
Acabei de receber o diagnóstico: problema no corpo da borboleta. Tem que trocar, por 1200 reais.
Como já sabia desse problema (graças a esse forum), questionei se o problema não seria novamente o potenciometro, citei inclusive os casos de troca gratuita relatados acima... o chefe da oficina me disse que o potenciometro nao dá esse tipo de problema relatado, mas tb disse que não tinha visto meu carro ligado (como assim???), e entâo falou que ia observar novamente e retornar...
É claro que se eu tivesse autorizado a troca já estava 1200 reais mais pobre!!
Perguntei pro atendente se vou ter que ficar trocando esta peça de 6 em 6 meses... assim fica difícil!
Ainda estou aguardando resposta da Tecar...
Pra não ficar só criticando a Tecar, há cerca de 2 meses, pouco após o término da garantia, o Skydome estragou. Orçamento: 3000 reais. Me cobraram só a mão de obra, de 500 reais.
Estou adorando o Punto. Adoro o design, o interior, a estabilidade e principalmente o Skydome. Mas esses pequenos problemas desanimam. Antes dele, já tive 3 Ford (Ka 1.0, 1.6, e Focus), e com 2 deles, rodei mais de 100 000 Km, sem maiores problemas, só manutenção.
Como infelizmente compro carro mais com paixão do que com razão, compraria o Punto novamente (por enquanto)... Melhor começar a economizar pro próximo potenciometro...

Mas se alguém me pedir um conselho (racional) sobre comprar um Punto hoje, eu responderia: vá na Ford e compre um Focus.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 6
- Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 8:56 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Hoje recebi a resposta da Tecar. Vão trocar o corpo da borboleta "em cortesia". A atendente disse que eu dei sorte... Sorte seria um motor que não desse defeito a cada 10000 Km...
Não tive que brigar com nínguém pra conseguir não. Mas tive que ligar para o SAC da FIAT (08007071000) e daí eles entraram em contato com a concessionária.
Se não fosse pelas informações deste forum provavelmente teria pago o conserto...
A atendente do SAC me disse que "alguns 1.8" estavam tendo problemas na injeção, mas que "a maioria dos casos era por combustível adulterado". Sei...

Não tive que brigar com nínguém pra conseguir não. Mas tive que ligar para o SAC da FIAT (08007071000) e daí eles entraram em contato com a concessionária.
Se não fosse pelas informações deste forum provavelmente teria pago o conserto...
A atendente do SAC me disse que "alguns 1.8" estavam tendo problemas na injeção, mas que "a maioria dos casos era por combustível adulterado". Sei...

- Piloto de Atari
- Mensagens: 6
- Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 8:56 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Tive esse problema meses atrás, levei na fiat e foi trocado o potenciômetro, o carro parecia que pipocava em baixa rotação... Depois da troca ficou tudo bem!
Mas... após a primeira revisão ele começou a dar uns problemas em alta rotação, por exemplo: quando eu 'preciso' do carro, para uma ultrapassagem, dar uma forçada no motor... ele parece que engasga, acende a luz no painel e já era, o acelerador não responde mais... Só volta a funcionar desligando e ligando o carro... Os sintomas agora são diferentes de antes... Alguém já teve algo parecido? Será problema de injeção? Filtro de combustível?
Mas... após a primeira revisão ele começou a dar uns problemas em alta rotação, por exemplo: quando eu 'preciso' do carro, para uma ultrapassagem, dar uma forçada no motor... ele parece que engasga, acende a luz no painel e já era, o acelerador não responde mais... Só volta a funcionar desligando e ligando o carro... Os sintomas agora são diferentes de antes... Alguém já teve algo parecido? Será problema de injeção? Filtro de combustível?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 14
- Registrado em: Dom Ago 03, 2008 10:40 am
- Localização: Brasil
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes