Dicas de Manutenção

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Dicas de Manutenção

por elton » Qua Jan 02, 2008 12:16 pm

Balanceamento e Alinhamento

* O alinhamento deverá ser efetuado sempre que os pneus forem substituídos.

* Se for observada vibração no volante, leve o veículo para uma verificação do balanceamento das rodas. A falta de balanceamento das rodas, além de causar um incomodo ao dirigir, também causa um desgaste irregular do(s) pneu(s) e dos componentes da suspensão e direção.

* Se eventualmente o veículo apresentar uma tendência de desviar a trajetória para um dos lados (puxar para esquerda ou direta), o alinhamento também deve ser verificado.

* Leve o veículo para uma verificação do alinhamento caso ocorra algum impacto forte na roda/ suspensão (queda em buraco, batida em obstáculo etc).

* Se for observado um desgaste irregular do(s) pneu(s), deve-se verificar o alinhamento das rodas.

Fonte: http://www.fiat.com.br
Editado pela última vez por elton em Qua Jan 02, 2008 12:32 pm, em um total de 1 vez.
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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:19 pm

Óleo

* A regra fundamental para escolher o óleo é simples: use sempre o que está indicado no manual do proprietário. Lembre-se de que você pode perder a garantia, se usar um lubrificante diferente do especificado pela montadora.

* Não estranhe o rápido escurecimento do lubrificante novo: isso indica que o óleo cumpre sua função adicional de manter os condutos limpos.

* Lembre-se de que a falta de óleo compromete a lubrificação das partes móveis internas, podendo causar o travamento ou desgaste prematuro do motor.

* Se tiver que completar o óleo, utilize a mesma marca, especificação e classificação do óleo genuíno.

* Nas trocas de óleo, jamais ultrapasse o nível máximo indicado. O excesso acaba sujando as velas e prejudicando a queima de combustível. O carro pode perder potência e consumir mais combustível.

* O nível correto deve ficar entre as marcas mínima e máxima da vareta.

* O ideal é medir o nível de óleo com o motor frio, antes da primeira partida, ou alguns minutos após desligá-lo, sempre com o carro em piso plano.

* Verifique o nível de óleo semanalmente.

Fonte: http://www.fiat.com.br
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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:21 pm

Economia de Combustível

* Não se deve dirigir o veículo sem nenhuma marcha engrenada - "na banguela". Nas desacelerações ou em declives, mantenha uma marcha apropriada e as rotações do motor acima de 1800 rpm. Nesta condição a economia de combustível é maior.

* Evite freadas e aceleradas bruscas. Não acelere desnecessariamente, seja com o carro parado ou em movimento.

* Janelas fechadas diminuem a resistência do ar, propiciando uma boa economia de combustível.

* Faça verificações periódicas dos filtros de ar e de combustível, trocando-os nas quilometragens recomendadas.

* Jamais ultrapasse a capacidade de carga de seu veículo. Além de mais consumo de combustível, haverá um desgaste de todo o sistema de suspensão, freios e pneus.

Fonte: http://www.fiat.com.br
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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:23 pm

Motor

* Peças mecânicas também desgastam com o tempo e, por isso, devem ser repostas antes que comprometam o bom funcionamento do motor.

* Não permita, de maneira nenhuma, que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Andar a 40 Km/h em quarta marcha, por exemplo, representa uma carga muito forte para o motor.

* Da mesma forma, nunca ultrapasse o limite de giros. Ir além da faixa vermelha do conta-giros pode comprometer a vida útil do motor e, em situações extremas, empenar válvulas, quebrar as bielas ou danificar o bloco do motor.

* Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.

* Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.

* Os carros equipados com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Por isso, evite limpar o motor com muita freqüência nos postos de abastecimento. A água sob pressão pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de injeção/ignição e bloquear o contato elétrico, impedindo o funcionamento.

* Se a lavagem do motor for indispensável, em modelos com centrais eletrônicas instaladas dentro do cofre do motor, envolva-a com um plástico e não esguiche água sob pressão diretamente nestes componentes, evitando assim uma pane no veículo.

Fonte: http://www.fiat.com.br
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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:27 pm

Bateria

* Ao menos uma vez por ano, limpe os contatos e terminais que ligam a bateria ao sistema elétrico.

* Se a sua bateria descarregar, verifique a verdadeira causa do problema antes de substituí-la.

* Para prolongar a vida útil da bateria, não abuse do consumo. Equipamentos elétricos como faróis, sistema de som, ventilação interna e desembaçador do vidro traseiro, devem ser usados na medida necessária e com o motor ligado. Ao dar partida no motor, estes componentes elétricos devem estar desligados, para que toda a energia seja destinada somente à partida do motor.

* Em carros que rodam pouco, ligar o motor a cada semana ou duas, em baixa rotação por alguns minutos, ajuda a manter a bateria carregada. Evite ouvir som com o motor desligado.

* Quando o carro for ficar parado por um longo período (vários dias), deve-se desligar o cabo negativo da bateria, evitando que a mesma seja descarregada pelo consumo dos componentes eletrônicos.

* Em regiões quentes, verifique o nível da água pelo menos uma vez por semana. Se estiver baixo, complete com água destilada; não use água comum ou mineral, que contem sais minerais nocivos à bateria, nem permita a adição de ácido sulfúrico, que nunca deve ser completado.

* De olho na água: se seu carro não adota bateria selada, confira o nível da solução uma vez ao mês.

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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:30 pm

Sistema de freios

* Cheque mensalmente o nível do fluido de freio e, quando for completá-lo, utilize sempre o fluido recomendado: FLUIDO DE FREIO TUTELA TOP 4/S. Tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira no reservatório. Qualquer resíduo pode comprometer o perfeito funcionamento do sistema.

* Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada, para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos e pastilhas de freio.

* Ao descer uma ladeira, procure usar a mesma marcha que colocaria se estivesse na subida. Jamais utilize o ponto morto, para evitar que os freios sejam exigidos além do normal.

* Evite o travamento das rodas: jamais acione o freio com muita força ou sobre poças de água. Se for inevitável, alivie o pedal rapidamente para evitar o travamento.

* Se ao pisar no freio você ouvir barulhos de atrito "ferro com ferro", as lonas ou pastilhas estão desgastadas. É preciso trocar imediatamente.

* Examine regularmente o estado das pastilhas de freio.

Fonte: http://www.fiat.com.br
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por elton » Qua Jan 02, 2008 12:32 pm

Pneus

* Os pneus trazem indicadores de desgaste localizados em seu costado, entre os sulcos, em alto-relevo. Quando eles se tornam visíveis, chegou a hora de substituir o pneu.

* Evite rodar com pneu vazio: o estrago pode atingir a roda.

* Excepcionalmente, quando for pegar estrada, é aconselhável utilizar duas libras acima da recomendada na hora da calibragem.

* Cultive o hábito de fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 Km.

* Calibrar os pneus semanalmente, e o estepe uma vez por mês, prolonga a vida útil dos mesmos e economiza combustível.

* Utilizar a pressão de enchimento, ou calibragem correta, é indispensável para obter estabilidade, conforto e durabilidade dos pneus. Pressão insuficiente deteriora o pneu: ele se aquece em demasia, sofre fadiga prematura da carcaça e desgaste excessivo nas bordas, o que reduz sua vida útil.

Fonte: http://www.fiat.com.br
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por socket » Dom Fev 24, 2008 3:26 am

Vou acrescentar algumas coisas de outra fonte, que também podem ser interessantes:

Dicas de Manutenção - ARREFECIMENTO

:arrow: O que é arrefecimento?

Todos os motores de veículos são máquinas geradoras de calor (motores de combustão interna), assim foi criado o sistema de arrefecimento para controlar essa quantidade de calor.

:arrow: Quais são as partes de um sistema de arrefecimento?

Radiador
Líquido de arrefecimento (água + Aditivo)
Bomba d'água
Mangueiras
Válvula termostática
Interruptor térmico da ventoinha
Ventoinha
Sensores de temperatura
Reservatório e tampa

:arrow: Qual é a função de cada parte do sistema?

Radiador = diminuir a temperatura do líquido que sai do motor
Líquido = elevar o ponto de ebulição e congelamento da água, lubrificar e proteger contra a corrosão
Bomba d'água = circular o líquido para todo o sistema;
Mangueiras = interligar motor com radiador e reservatório;
Válvula termostática = controlar o fluxo de líquido e a temperatura do motor;
Interruptor = ligar e desligar a ventoinha;
Ventoinha = resfriar o líquido no radiador;
Sensores = indicar a temperatura ao painel e ao computador do veículo.

:arrow: Qual é a temperatura de trabalho do motor?

Os veículos mais antigos trabalhavam com temperatura de 80 graus celsius aproximadamente, hoje é bem maior, vai de 100 até 120 graus celsius, dependendo do projeto do motor. Com esse aumento na temperatura de trabalho do motor foi possível conseguir uma potência de 60 cv (cavalos) num motor 1.0 (popular).

:arrow: Então o controle da temperatura é importante?

Sim, sem dúvida!!!
Um motor trabalhando numa temperatura correta conforme projetado pelas montadoras vai gerar a potência máxima, economizar combustível e emitir menos poluentes. Além de manter a temperatura ideal do óleo lubrificante evitando assim atritos e desgastes prematuros.

:arrow: Posso alterar a temperatura do motor em locais mais quentes ou mais frios?

Jamais!!! O motor foi projetado para trabalhar em qualquer local do País, de Norte a Sul.
Já imaginou o que aconteceria com você se alterassem a temperatura de seu corpo?

:arrow: O que eu devo fazer então?

Em primeiro lugar é seguir as instruções do manual do veículo!
Manual do veículo? O que é isso?
É aquele livrinho que recebemos quando compramos o veículo cheio de desenhos e letras e que nunca lemos.

:arrow: Hoje a preocupação com o controle de temperatura do motor aumentou?

Sim, como os motores trabalham com temperaturas mais altas (acima de 100 graus celsius), são necessários maiores cuidados com a manutenção. Uma pesquisa realizada recentemente indicou que 80% dos veículos quebrados na serra do mar estavam com problemas relacionados ao sistema de arrefecimento.

:arrow: Então eu tenho que gastar mais dinheiro com o meu veículo?

Sim! e Não!
Sim, se a manutenção for corretiva, ou seja o motor já ferveu e ocasionou vários estragos que poderiam ser evitados;
Não, se a manutenção for preventiva, ou seja foram tomadas algumas ações para que se evite que o motor ferva.

:arrow: Resumindo

1) Estar sempre atento ao marcador de temperatura do painel (parece óbvio mas muitos não sabem que existe);
2) Verificar uma vez por semana o nível do líquido no reservatório de expansão sempre com o motor frio;
Obs: Atenção, caso necessite sempre completar o líquido, pode existir algum vazamento no sistema.
3) Apesar da gentileza do frentista não deixe-o abrir o reservatório ou radiador com o motor quente e nem completar com água fria toda vez que for abastecer. Além de riscos de queimadura, pode danificar o sistema.
4) Trocar o líquido de arrefecimento a cada 30.000 Km. Assim como o óleo do motor o líquido perde suas características com o tempo e uso. É necessário a troca pois assim o motor vai economizar combustível, atingir potência máxima, emitir menos poluentes e reduzir o atrito e desgastes prematuros.
5) Verificar os componentes do sistema quando da troca do líquido realizar a manutenção preventiva do sistema, verificar em que condições estão os componentes, caso estejam com mau funcionamento providencie a troca, estudos provam que a manutenção preventiva reduz drasticamente as despesas com um veículo.
6) O sistema de arrefecimento é complexo, envolve muitos componentes e para uma boa manutenção exige um trabalho de profissionais capacitados. Portanto procure sempre uma oficina de sua confiança e caso necessite de orientações favor entrar em contato com:

Texto por MTE-THONSON Ind.Com.Ltda
Fonte: carroecia.com.br




Dicas de manutenção - SUSPENSÃO

:arrow: Quais são as partes que compõe o sistema de suspensão ?

A suspensão de um carro juntamente com o sistema de freios faz parte do que se chama sistema de segurança do veículo.
Exige ao menos uma revisão periódica para verificação de eventuais danos gerados pelas condições não muito propicias de nossas vias.
No que diz respeito as peças a lista é extensa sendo que os principais itens são:

*Amortecedores

*Molas

*Bandejas

*Pivos

*Barras e Terminais

*Juntas homocinéticas

:arrow: De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão?

Nos casos onde não se nota nenhum sintoma deve-se verificar a suspensão a cada 3 meses.

:arrow: Quando se sabe que é necessário a substituição de algum item de suspensão ?

Normalmente o sintoma mais comum são os barulhos que aparecem quando se está dirigindo.

:arrow: Qual a vida útil de um amortecedor ?

Em condições normais de uso um amortecedor mantém sua ação original em média durante 40.000 KM, de acordo com especificações do fabricante.

:arrow: Qual a função de um amortecedor ?

Diferentemente do que se pensa a função principal de um amortecedor é limitar o curso de atuação das molas equalizando e balanceando as oscilações do sistema de suspensão e não a de absorver impactos. Esta função é do conjunto de molas que deve sempre ser substituída em conjunto com os amortecedores.

:arrow: Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão ?

*Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação

*Menor estabilidade em curvas

*A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10 % menor que o normal

*O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo

*Maior distância de frenagem

*Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado

*Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos

Materia por MIDAS Auto Center
Fonte: carroecia.com.br




Dicas de Manutenção - OLEO

:arrow: Quando se deve trocar o óleo do veículo?

Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguido a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.

Os óleos lubrificantes são divididos em:

*Óleo mineral : 20W40 : troca a cada 3000 KM

*Óleo mineral : 20W50 : troca a cada 5000 KM

*Óleo Base Sintética : 15W50 : troca a cada 7000 KM

*Óleo Sintético : 15W50 : troca a cada 10000 KM

:arrow: O filtro deve ser trocado a cada troca de óleo?

O filtro pode ser substituído a cada 10000 KM.

:arrow: Para que serve o óleo de motor?

A função principal do óleo de motor é lubrificar as partes de atrito do motor e também resfria-lo.

:arrow: Porque deve-se atentar a substituição do filtro de óleo ?

Durante o processo de lubrificação o óleo acaba carregando impurezas geradas pelo atrito das partes. Estas impurezas são na maior parte das vezes partículas de aço que podem danificar as superfícies por onde este óleo está agindo.
Como os filtros utilizam uma matéria textil porosa eles retém as partículas que por ventura estejam em suspensão no lubrificante.

Materia por MIDAS Auto Center
Fonte: carroecia.com.br




Dicas de Manutenção - ESCAPAMENTOS

:arrow: Quais são as partes que compõe um sistema de escapamento ?

*Tubo dianteiro ou Tubo motor

*Catalisador

*Silencioso intermediário

*Silencioso traseiro

:arrow: Quais as principais funções de cada uma das partes ?

*Tubo dianteiro ou Tubo motor : é conectado ao motor iniciando a direção dos gases.

*Catalisador : item obrigatório nos veículos, tem como função principal transformar através de reação química os gases nocivos em elementos não contaminantes.

*Silencioso intermediário : é responsável pela primeira redução do nível sonoro, velocidade, temperatura e pressão dos gases.

*Silencioso traseiro : redução final dos níveis de ruídos.

:arrow: Quais as principais causas da deterioração do escapamento ?

*Corrosão externa principalmente em ambientes salinos e com alta umidade.

*Combustíveis de má qualidade.

*Impactos em objetos.

*Mal funcionamento do motor.

:arrow: Quais os riscos de um escapamento em mal estado ?

*Multa por ultrapassar os limites de ruído.

*Penetração de gases no interior do veículo.

*Acidentes causados por perda de um dos componentes.

*Maior consumo de combustível.

*Maior índice de poluição do ar.

Materia por MIDAS Auto Center
Fonte: carroecia.com.br




Dicas de manutenção - FREIOS

:arrow: Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios ?

O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.
Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.
As peças de fricção são :

*Disco de freio : podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.

*Tambor de freio : são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.

*Pastilha de freio : são utilizadas em conjunto com os discos

*Lonas de freio : são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são :

*Cilindro mestre : é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.

*Servo Freio : a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.

*Cilindro de roda : é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.

*Pinça de freio : é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o disco.

:arrow: Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios ?

São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Iremos listar abaixo os mais comuns.

*Chiado quando se freia

*Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente

*O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado

*O pedal de freio pulsa quando acionado

*O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado

*A luz do painel se acende

*Os freios não tem potência

:arrow: Tabela de controle de manutenção do sistema de freios.

Imagem

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Fonte: carroecia.com.br
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por rodrigomqs » Dom Fev 24, 2008 10:59 am

Tópico ótimo!

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por AndreBsB » Seg Mar 24, 2008 11:59 pm

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