[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por marcel maçarico » Qua Nov 23, 2011 11:27 pm

amigo tenho um t-jet tbm e queria colocar esse SprintBooster onde vc comprou e quanto pagou??

vale a pena tipo realmente o carro melhora como se tivesse ganhado uns cv por causa dele??
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por brunomeo » Qui Nov 24, 2011 11:01 am

marcel maçarico escreveu:amigo tenho um t-jet tbm e queria colocar esse SprintBooster onde vc comprou e quanto pagou??

vale a pena tipo realmente o carro melhora como se tivesse ganhado uns cv por causa dele??

heheh Grande Marcel, por aqui tb!! Bruno_Week 2.4 do CDM rsrs

Falando do sprintbooster, tem uns representantes deles ai, encontra-se por volta de R$650,00...

dizem que de primeira e segunda o resultado é bem percepitivel, fica arisco por causa da borboleta abrindo mais rápido ...

abs
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por hildevar » Qui Nov 24, 2011 12:56 pm

hildevar escreveu:Update do Linea

Coloquei todas as peças no carro mas ainda não marquei de passar no dinamômetro pra regular, mas o que eu posso dizer é que ficou bem diferente do que estava antes!
A pressão do turbo chegou a ficar em 1.7 (que segundo o Daron da Tmc significa estar a 2.0 bar) mas voltei pra regulagem 7 que fica 1.5 (1.8 real). O turbo enche no máximo em 2.900 e fica assim até 5.000 rpm. A turbina começa a atuar em 1.800, em 2.300 já está com mais de 1.0.
Outra coisa é o barulho, mesmo sem uma pop-off ele faz o mesmo barulho quando se acelera e tira o pé.
Não tenho certeza do aumento de potência, não consegui fazer um 0-100, e o dia estava bem quente (33 graus).
Tenho que regular a wastegate no dinamômetro, e instalar um hallmeter para saber como está a mistura pois o carro não passa essas informações pela Obd.
E também quero fazer o escapamento para finalizar a preparação, e talvez tirar o Tuning box e fazer um remapeamento... Mas isso é para alguns meses....

Pessoal, essa leitura da pressão estava errada, eu estava lendo em PSI e dividindo por 10, hehehe, burraldo. O certo é onde estiver 1.7 é 1.2bar, 2.0 é 1.4, 1.5 é 1.0 e 1.8 é 1.2.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Qui Nov 24, 2011 2:14 pm

Bem que achei estranho quando você postou, tava muito alta a pressão :P
Ja passou no dino?
Velha Guarda
Velha Guarda

por mad » Qui Nov 24, 2011 2:32 pm

1 bar equivale a praticamente dobrar a potencia do motor, tbm ja estava de cara em vc rodar com 2bar
:shock: :shock:
mas agora fez sentido
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Takinarios » Qui Nov 24, 2011 5:40 pm

mad escreveu:1 bar equivale a praticamente dobrar a potencia do motor, tbm ja estava de cara em vc rodar com 2bar
:shock: :shock:
mas agora fez sentido

Não tem nada haver isso de 1 bar dobrar a potência, depende do tamanho da turbina.
Se fosse assim tjet teria 200cv de fabrica, pois tem pico de 1 bar e o 1.4 16v do 500 tem 100cv+
Velha Guarda
Velha Guarda

por hildevar » Qui Nov 24, 2011 5:51 pm

Takinarios escreveu:Vai ficar legal em... o tubo em inox comprou onde? As mangueiras de pressurização eu tava quase comprando no ebay :P

Só um aviso: o cambio do tjet europeu de 5 marcha é completamente diferente do nosso, eu ia comprar esse short shifter mas fiquei com medo do encaixe ser diferente.

Instalei a bagaça e deu certo. Só teve que fazer algumas coisas no acionador da ré e na caixa plástica que fica em baixo, onde liga a alavanca na haste do trambulador.
A alavanca que veio é essa (é a de 5 marchas):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto.jpg

Mas ela não tem o limitador do acionamento da marcha ré (reparem na alavanca para o câmbio de 6 marchas, a peça azul meio quadrada):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto-abarth.jpg

Então tivemos que pegar a peça plástica do limitador da alavanca original e colocar na nova, além de ter que cortar um pouco a parte de cima da peça plástica do acionador da ré (aquele que encaixamos os dedos) mas essa parte fica dentro do pomo, então não teve problema. E usamos também a peça plástica original que encaixa o pomo na alavanca, e também tivemos que encurtar um pouco.

A parte de baixo da alavanca (da bola azul pra baixo) é uns 3mm maior que a original, resultado é que não dava para fechar a tampa da caixa onde ficam a união das hastes do trambulador à alavanca. Tivemos que fazer um buraco e fechar esse buraco com uma manta térmica que tinha sobrando e colamos com fita 3M, whatever...

No final ficou igual o original, só que mais baixo. E para engatar as marchas ficou bem melhor, mais curto, tanto na altura quanto na distância entre as marchas, já que a altura diminui, e um pouco mais duro.

Acho que se o mecânico for agilizado e ficar em cima, dá para ser feito em 1 dia de trabalho.

Estou entrando em contato com a empresa que vendeu a alavanca o porquê da ausência desse limitador da ré, e saber se existe diferença na alavanca do de 6 marchas, porque se a única diferença for o limitador é só quem comprar a alavanca de 6 marchas.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por hildevar » Qui Nov 24, 2011 5:56 pm

Takinarios escreveu:Bem que achei estranho quando você postou, tava muito alta a pressão :P
Ja passou no dino?

Ainda não... Estou meio sem tempo e tentando acertar pelo menos um pouco eu mesmo para evitar de ter que passar várias vezes no Dino. Só sei que por enquanto está fazendo 0-100 em 7.8s (com 100kg a mais que o Punto).

Por falar em Dino, vejam o que foi lançado:

http://www.aemelectronics.com/dyno-shaft-on-vehicle-dyno-73/dyno-shaft-on-vehicle-dyno-sportsman-series-74/

Um dino que fica no carro! E passa as informações para o computador, rodando na rua!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Qui Nov 24, 2011 11:34 pm

hildevar escreveu:
Takinarios escreveu:Vai ficar legal em... o tubo em inox comprou onde? As mangueiras de pressurização eu tava quase comprando no ebay :P

Só um aviso: o cambio do tjet europeu de 5 marcha é completamente diferente do nosso, eu ia comprar esse short shifter mas fiquei com medo do encaixe ser diferente.

Instalei a bagaça e deu certo. Só teve que fazer algumas coisas no acionador da ré e na caixa plástica que fica em baixo, onde liga a alavanca na haste do trambulador.
A alavanca que veio é essa (é a de 5 marchas):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto.jpg

Mas ela não tem o limitador do acionamento da marcha ré (reparem na alavanca para o câmbio de 6 marchas, a peça azul meio quadrada):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto-abarth.jpg

Então tivemos que pegar a peça plástica do limitador da alavanca original e colocar na nova, além de ter que cortar um pouco a parte de cima da peça plástica do acionador da ré (aquele que encaixamos os dedos) mas essa parte fica dentro do pomo, então não teve problema. E usamos também a peça plástica original que encaixa o pomo na alavanca, e também tivemos que encurtar um pouco.

A parte de baixo da alavanca (da bola azul pra baixo) é uns 3mm maior que a original, resultado é que não dava para fechar a tampa da caixa onde ficam a união das hastes do trambulador à alavanca. Tivemos que fazer um buraco e fechar esse buraco com uma manta térmica que tinha sobrando e colamos com fita 3M, whatever...

No final ficou igual o original, só que mais baixo. E para engatar as marchas ficou bem melhor, mais curto, tanto na altura quanto na distância entre as marchas, já que a altura diminui, e um pouco mais duro.

Acho que se o mecânico for agilizado e ficar em cima, dá para ser feito em 1 dia de trabalho.

Estou entrando em contato com a empresa que vendeu a alavanca o porquê da ausência desse limitador da ré, e saber se existe diferença na alavanca do de 6 marchas, porque se a única diferença for o limitador é só quem comprar a alavanca de 6 marchas.

Bom saber, acho que vou encomendar uma, assim que você tiver uma resposta se a de 6 marchas só muda o limitador, por favor avise :)
Velha Guarda
Velha Guarda

por marcel maçarico » Sex Nov 25, 2011 12:15 am

e ae brunao blz entao ja que muda apenas 1 e 2 marcha acho que o sprint boster nao justifica o valor
prefiro fazer um up de intercooler ou ate mesmo juntar um pouco mais e fazer um chip
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo