Consumo dos novos E.torQ

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Consumo dos novos E.torQ

por ALEXECC » Qua Ago 10, 2011 12:01 pm

killjoybr escreveu:
kuidow escreveu:minha medias têm sido baixissimas tb!

sporting 1.8 16v aqui.

média de 6.7 na gasosa

ta com qtos km rodados?
:twisted:

cara, tu tá sentando o pé..rsrs
o meu com 6mil já estava fazendo oq esta hj, 11.3 a 12km/l na cidade... no começo qndo eu peguei o carro eu era alucinado, andava a mil aqui em Brasilia e o consumo ficava em 5 a 7km/l mas meu bolso estava ficando na merd.a, depois disso tenho andado na manha, hj "10/08' meu carro esta com um consumo de 12,2km/l no cb imagino que já esta amaciado... disso não melhora.... 11.000km hj +ou- (O:-))
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por killjoybr » Qui Ago 11, 2011 3:19 pm

desculpa a pergunta idiota que vou fazer...

O que vcs indicam para "amaciar o motor"....só a rodagem mesmo??

Digo isso porque já li que é bom andar uns 20km só em primeira.... outros pedindo para forçar na rodovia , etc e tal...
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por VLA » Qui Ago 11, 2011 3:40 pm

killjoybr escreveu:desculpa a pergunta idiota que vou fazer...

O que vcs indicam para "amaciar o motor"....só a rodagem mesmo??

Digo isso porque já li que é bom andar uns 20km só em primeira.... outros pedindo para forçar na rodovia , etc e tal...

20km em primeira marcha? meio bizarro isso.

bom, eu creio que o melhor seja pegar percursos longos em velocidade média/alta e constante.

o meu etorq se soltou bastante após a segunda viagem que fiz com ele (aproximadamente 800km ida + 800km volta)... nisso ele ja marcou 5000km se nao me engano... tirando ultrapassagens e esticadinhas eventuais, eu geralmente viajo na faixa entre 120-130 no painel, quando possivel... nunca cortei giro no meu motor.

o torque em baixa melhorou sensivelmente... hj eu manobro ele em estacionamentos e pequenas rampas só na marcha lenta, sem acelerar, coisa que quando zero km ele engasgava e apagava... o carro melhorou também em saidas de quebra-mola em 2ª marcha e coisas desse tipo.

eu nunca levei a sério esse negocio de amaciar motor, mas queimei a lingua com o etorq.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Scrinz » Qui Ago 11, 2011 10:42 pm

Eu acabei de chegar no forum e já percebi que se fala muito sobre o motor etorq. Eu gostaria de comentar as minhas impressões sobre o motor.
Fui o feliz proprietário de uma Brava 1.6 16V que comprei zero em 2002 (foi dificil passar ela adiante), que troquei dois meses atrás por um Punto essence 1.6.
Estranhei bastante o 1.6 do Punto nos primeiros quilometros, com uma sensação de "falta de força" abaixo de 3.000 rpm. A Brava tinha o motor "corsa lunga" (biela longa), com muito torque já a partir de 1000 rpm. Quando olhava os números dos dois motores esta sensação não fazia sentido, pois o Punto tem mais potencia, mais torque e menos peso que a Brava. Além disso a relação curso/diametro do cilindro do motor etorq é mais favorável ao torque do que a Brava. Cheguei a pensar que pudesse ser uma relação de marchas um pouco infeliz no Punto nas primeiras marchas, que não estaria aproveitando bem o motor.
Lembrei então do primeiro carro zero que comprei, um Corsa 1.0 1997, e de quando perguntei para o chefe da oficina da CC da GM qual a melhor receita para amaciar o carro. Ele disse: "Faça este motor lhe mostrar tudo que ele tem. Não tenha medo de força-lo porque a injeção não permite que você passe do limite e além disso a garantia está aí para qualquer problema. Importante: trocar óleo e filtro corretamente e nunca abusar do motor enquanto não atingir a temperatura correta de funcionamento". Ele também falou que não erra necessário trafegar em altas velocidades, mas somente utilizar todos os giros do motor.
Apliquei esta "receita" em meus carros desde então e tem funcionado muito bem. A Brava foi embora com 130.000 km sem baixar uma gota de óleo entre as trocas e chegando a 14km/litro em viagens com ar condicionado.
Bem, depois desta longa introdução, resolvi aplicar o mesmo procedimento com o Punto. Hoje ele completou 3.000 km, sendo 1.500 em uma viagem. Sempre que tenho oportunidade (local e tráfego), aproveito para trocar as marchas próximo da rotação de potência máxima.
O motor está ótimo. O torque apareceu e já está quase como a Brava. O consumo melhora a cada dia, minha média de cidade está próxima de 9km/l e estrada 13 (gasolina). Além disso é uma delícia sentir o etorq subir de giro, ele parece pedir sempre mais, um dos motores mais suaves que já experimentei.
O post ficou um pouco longo, mas podem colocar o meu nome na lista dos totalmente satisfeitos com o Punto e com o etorq.

Até mais,
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Sex Ago 12, 2011 8:17 am

muito bom seu relato... isso mostra que não estou sonhando com relação à melhora após o amaciamento.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por killjoybr » Sex Ago 12, 2011 9:47 am

Otimas explicações VLA e Scrinz...

Realmente o que tenho feito até o momento é forçar rotações na cidade.... como é muito dificil eu viajar, com 1 mes rodei apenas 500km (completados ontem)....
Tenho abusado dos giros, apesar de axar que quem esta pro lado de fora, deve imaginar que não sei trocar marcha, rs!!!

Vamos forçando ,e o relato do mecanico foi ótimo - "Tem garantia pra que??"
Força, se fundir cedo, era pq era uma @#%$^&!....hahaha

Valeu pelos toques, vou manter o estilo barbeiro para desentendidos ON!!! hahahaha..... alias, estou apaixonado pelo barulho do motor em altas rotaçoes!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por bslfernandes » Sex Ago 12, 2011 9:58 am

Isso Ae Scrinz!

Eu também tenho costume de vez em qdo fazer isso com meu carro, sempre gostei de andar com giros altos nos meus FIAT.
As marchas longas da FIAT faz os carros andarem mais gostoso em marchas baixas, mesmo meu Palio 1.4 8v era assim, no Punto por ser 16v é mais um motivo pra andar sempre com giros altos!

Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!

abçcs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ALEXECC » Sex Ago 12, 2011 10:39 am

No inicio eu fiz oq o Scrinz relatou acima, mas não por conhecimento técnico e sim por mito popular, sempre fizemos isso na familia...

Essa semana eu esto fazendo o inverso, comecei um teste para diminuir gastos, andando em giros baixos. trocando de marcha antes dos 3000 giros. vamos lá:

Na ida para o trabalho eu pego transito como em toda capital, moro a uns 20 km do trabalho (esplanada dos ministérios), pego transito também no percurso trabalho/ faculdade entre 8 e 9 km de distancia, no percurso de volta é tranquilo (para quém conhece Brasília, minha facul fica na asa norte e moro no vicente pires), pego somente reta (frente ao autódromo, passando pelo setor militar, saindo na EPIA e entrando na Via Estrutural), sem transito devido a hora, sempre coloco o piloto automático para trabalhar por mim, percebi que o consumo abaixa bastante, chegando a registrar o consumo médio no CB a incríveis 14,6KM/l estou andando tranquilo a velocidade máxima de 100km/h nas restas , não uso ponto morto, pois não faz bem ao motor do carro, quando quero fazer isso deixo em marcha alta e tiro o pé do acelerador faz o mesmo trabalho e não gela e nem atrapalha o motor/óleo, então depois de tentar explicar com detalhes (tentar, pois me considero meio leigo no assunto ainda), posso confirmar que os resultados são satisfatórios para quem reclama do consumo do carro, lembro também que tenho um Sporting,

vamos lá ao resultados finais,

usei do tanque completo, 60l até a metade 30l

gasolina aditivada:30L
andei 386 km no CB(pouco + devido aos metros, mas arredondei para baixo)
No CB marca consumo médio: 12,6km/l

na minha matemática dá um pouco mais: 12,866...km/l (peguei 386km e dividi por 30l)

Obs:só tenho uma duvida/medo e por isso vou andar uma semana na manha e outro forçando um pouco mais.
Duvida/medo, pode ser mito, mas muitos dizem que não é bom andar muito em giros baixos, dizem que deixa o carro lerdo, andei entre 2300 e 3000 giros em média, meu carro tem 11mil/km rodado sendo uns 2mil em viagem para o interior da Bahia(descendo a lenha no motor entre 120 e 180km/h) quando ainda estava com 4mil rodados +ou-.

fica ai o relato, seria importante outras pessoas tentarem fazer o mesmo para ver se o resultado sai parecido...

confesso que é difícil, pois tenho o pé pesado, mas me segurei para tentar ajudar os amigos, espero que tenha conseguido...

abraço!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por LucianoBH » Sex Ago 12, 2011 1:42 pm

ALEXECC escreveu:No inicio eu fiz oq o Scrinz relatou acima, mas não por conhecimento técnico e sim por mito popular, sempre fizemos isso na familia...

Obs:só tenho uma duvida/medo e por isso vou andar uma semana na manha e outro forçando um pouco mais.
Duvida/medo, pode ser mito, mas muitos dizem que não é bom andar muito em giros baixos, dizem que deixa o carro lerdo, andei entre 2300 e 3000 giros em média, meu carro tem 11mil/km rodado sendo uns 2mil em viagem para o interior da Bahia(descendo a lenha no motor entre 120 e 180km/h) quando ainda estava com 4mil rodados +ou-.

abraço!

Se o seu carro já tem 11 mil km rodados não há motivos para se preocupar em trafegar em rotações baixas. O carro fica lerdo pois o motor é 16v e seu torque surge mais tardiamente. Mas estando num declive por exemplo, não vejo problema em andar em baixas rotações. O que não é recomendado (há controvérsias) é andar em rotações muito baixas após 1000 km rodados, pois já deu tempo suficiente para as peças e componentes se acomodarem, momento favorável para começar a explorar rotações maiores.
Editado pela última vez por LucianoBH em Sex Ago 12, 2011 1:44 pm, em um total de 1 vez.
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por VLA » Sex Ago 12, 2011 1:43 pm

bslfernandes escreveu:Sinto que o Punto anda muito bem, mas ainda to achando ele meio amarradão, antes dos 3mil giros da segunda marcha, só depois disso que eu sinto ele andar forte!

o etorq corta giro em segunda marcha proximo de 90 km/h...

nao sou expert, mas acho que a segunda do etorq é muito longa, principalmente para um motor 1.6 16v que tem menos torque em giros baixos.

se o etorq tivesse uma segunda um pouco mais curta, daria impressao de mais agilidade em giro baixo.

podem ver que ninguem reclama de falta de torque em giro baixo nas outras marchas... sempre citam como exemplo a segunda, que é a que exigimos mais, em saidas de quebramolas, rampas de garagem, etc.
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo